Você sabe qual a importância do desenho livre para as crianças na educação infantil?

Durante o crescimento da criança, a educação infantil tem um grande papel para socialização, divertimento, desenvolvimento e aprendizagem. Normalmente, é o primeiro contato da criança com pessoas desconhecidas e é quando ela começa a mostrar as suas habilidades e personalidade.

O desenho é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida e uma forma de comunicação.

É por meio dele que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, principalmente quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita. 

Desenhando, a criança cria “pontes” entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo.

Por meio do desenho, é possível perceber várias características escondidas de cada criança: se ela é tímida, se tem autoconfiança, se está com problemas em casa e quais são seus maiores interesses.

Valorizando essa prática em casa

Ter o espaço do desenho como atividade, tanto em casa como na escola, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Além de desenvolver o senso de observação e imaginação, ela começa a perceber a variedade de cores, formas e texturas que pode usar para deixar seus desenhos ainda mais divertidos.

Valorizar os desenhos das crianças é muito importante. Normalmente, o professor tem conhecimento do desenvolvimento infantil e das etapas da evolução do desenho, para que compreenda e avalie as garatujas e rabiscos corretamente.

É importante que os pais possam se informar com o professor a respeito dessa avaliação.

Além disso, é legal que os pais possam ter um papel importante nessa parte da vida da criança, dar atenção quando a criança mostrar o desenho, se interessar, perguntar o que é e elogiar, assim é possível entender a personalidade e a forma como seu filho(a) está se desenvolvendo.

Não devemos e nem é correto impor uma forma de desenhar como “certa”, pois isso pode travar habilidades futuras e o potencial criativo das crianças.

Devemos incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados: giz de cera, canetinha, tinta e até mesmo massinha.

Relação DreamKids com a prática de desenho

Na DreamKids, o desenho é levado a sério e é um dos recursos que norteia a nossa prática pedagógica.

Em nossa escola, temos um ateliê de artes exclusivo para o desenvolvimento da criança nessa parte. Pintar, colar, explorar as cores, os formatos e a criatividade.

A arte é uma linguagem que fará com que a criança se expresse através de diferentes elementos, além de ser muito divertido.

Venha conhecer mais sobre a nossa proposta. Agende a sua visita!

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *