Construção da autoestima nas crianças

A lenda do Lago Congelado conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.  

A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava, pegou uma pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: 

– Como conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas! 

Nesse instante apareceu um ancião e disse: 

– Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram: 

– Como? 

O ancião respondeu: 

– Não havia ninguém por perto para dizer-lhe que ele não seria capaz. 

Retirado do Livro: Sentido da vida e valores no contexto da educação (Thiago Avellar de Aquino) 

Como as crianças constroem autoestima?  

A criança constrói sua autoestima a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças passadas pelos adultos, comportamentos que observam, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre ela.  

Por isso, oportunize e permita que a criança resolva seus próprios “problemas” e desafios. Mantenha-se por perto quando possível e jamais lhe diga que não será capaz de realizar aquilo que está se propondo a fazer. 

Leia também: Exploração tátil traz benefícios para as crianças? 

A escola tem papel fundamental na construção da autoestima 

Na DreamKids, levamos muito a sério tudo que oferecemos às crianças e respeitamos o que cada uma já consegue fazer sozinha dentro do seu tempo, habilidades e faixa etária.  

Acolhemos nos “fracassos” e mostramos que todos passamos por isso, sinalizando o que precisa ser mudado na direção dos acertos e sucesso. A frase: “Você não é capaz de….” não faz parte do nosso repertório. O incentivo vem sempre em primeiro lugar. 

Saiba mais sobre a DreamKids.  

VERA REGINA

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *