Cinco princípios básicos para ajudar no desenvolvimento neurológico e cognitivo na primeira infância.

Após estudarem a fundo sobre a importância dos cuidados dos pais durante a primeira infância, especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram o programa The Boston Basics, que são: cinco princípios básicos a serem adotados de forma divertida, simples e poderosa pelos pais em seus filhos de até três anos, principalmente 

os que ainda não estão na escola e carecem ainda mais de estímulos. 

1. Maximizar o amor e administrar o estresse 

As crianças precisam saber que existe amor ao seu redor, por isso, as atitudes mais simples como pegar no colo, colocar para dormir ou dar comida devem ser aplicadas com amor.  

Também é importante que ela não vivencie continuamente momentos de conflitos e os problemas domésticos. 

2. Falar, cantar e apontar 

Conversar com as crianças desde antes do nascimento contribui para a formação da linguagem no cérebro. Além disso, associar os objetos aos seus nomes, apontar tudo o que a criança está vendo etc., é fundamental para seu desenvolvimento verbal e cognitivo. 

3. Contar, agrupar e comparar 

As habilidades matemáticas podem ser desenvolvidas antes da criança ir para a escola. É possível usar os sentidos através de brincadeiras e brinquedos para que ela desenvolva essa prática. 

4. Explorar através do movimento e da brincadeira 

Fazer a criança movimentar o corpo através da brincadeira também é uma forma de manter a fascinação e a curiosidade pelo mundo que a cerca. 

5. Ler e comentar 

Ler para uma criança é importante e é necessário que nesse momento perguntas sejam feitas, para que a criança possa interagir com a história ou dar suas impressões ao seu término, também ajudando a perceber o que ela entendeu e como ela lidaria com a situação.  

Vera Regina 

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *