Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos.
A capacidade de perceber todas as sensações é dependente da integridade de receptores específicos, das vias de transmissão para o cérebro e das próprias áreas específicas para a interpretação dessas informações dentro do cérebro. Para que haja o desenvolvimento desse sistema sensorial, em todas as suas partes, faz-se necessária à sua estimulação. E aí entra a importância desse trabalho na Educação Infantil.
É por meio do tato que a criança ainda em seus primeiros meses de vida começa a explorar o ambiente a sua volta. Esse treinamento prévio será importante no futuro para a interação dela com os objetos que farão parte de sua vida escolar.
Da mesma forma, é possível afirmar que por meio dessa exploração do ambiente com o uso das mãos e do consequente aumento de informações recebidas pelo sistema nervoso, ocorrerá uma importante estimulação cognitiva e o desenvolvimento do cérebro. Cabe destacar, que outras partes do corpo deverão ser estimuladas em função dos benefícios que irão trazer para outras variáveis, entre elas a lateralidade e o esquema corporal.
A exploração tátil e o desenvolvimento
A percepção tátil deverá ser trabalhada inclusive para permitir maior qualidade nos desenhos feitos pelas crianças, visto que funcionam como um precursor da escrita e que traduz o que a criança sente, pensa e deseja. Quanto mais a criança desenhar, maior será o seu aperfeiçoamento que no futuro irá se traduzir por maior qualidade na escrita.
Nesse contexto, os professores assumem papel central em relação às atividades que irão promover a estimulação sensorial da criança, o que é possível por meio de jogos lúdicos de baixo custo e brincadeiras.
Deste modo é possível concluir que a estimulação da percepção tátil através da psicomotricidade é importante para o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois desenvolve o componente motor (movimento) e cognitiva da criança contribuindo para uma rica aprendizagem.
Confira outras publicações
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Construção da autoestima nas crianças
A lenda do Lago Congelado conta que estavam duas crianças patinando em cima de um [...]
set
Cinco princípios básicos para ajudar no desenvolvimento neurológico e cognitivo na primeira infância.
Após estudarem a fundo sobre a importância dos cuidados dos pais durante a primeira infância, [...]
set
Como estabelecer um espaço seguro para dar liberdade ao bebê?
Ver o bebê como um sujeito competente é importante. Permitir que ele se movimente livremente [...]
set
Dicas de brinquedos para crianças de até 2 anos
É muito difícil escolher os brinquedos para as crianças de até 2 anos. Muitos deles [...]
ago
Como lidar com o medo do médico?
Crianças a partir dos 2 anos possuem uma capacidade de formar imagens mentais que vão [...]
ago
Febre maculosa em crianças: saiba o que é a doença, quais os sintomas e as medidas de prevenção
FONTE: Site São Paulo para crianças junho 2023 O que é a febre maculosa? A [...]
jul
CULTURA DA PAZ: já ouviu falar?
Muito se têm falado em Cultura da Paz, mas você já parou para pensar nesse [...]
jun
Clique aqui para ver fotos da escola