Uma das dúvidas mais comuns quando falamos sobre arte para crianças é: passatempo ou aprendizagem?
Precisamos lembrar que, desde que nascem, as crianças estão aprendendo. Estimular a imaginação das crianças também contribui para desenvolver o desenvolvimento de um ser humano confiante sobre sua capacidade criadora.
A arte na educação infantil nada mais é do que uma das diversas formas de estimular as crianças a usarem sua imaginação para criarem e se expressarem.
Em suas diversas modalidades, a arte contribui para o desenvolvimento da capacidade de expressão, comunicação e construção de saberes. A arte visual também é uma forma de linguagem, por isso, acreditamos na ideia de que produzindo arte, as crianças estão aprendendo e se desenvolvendo.
Como a arte ajuda no desenvolvimento da criança?
Para muitos pais, o ato de estimular a criança a desenhar é apenas uma forma de deixá-la entretida em algo.
Esse pensamento é muito comum e já foi abordado no Referencial Curricular Nacional de 1998. O documento cita que, em muitas propostas, as práticas de artes visuais são entendidas apenas como meros passatempos em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados.
No entanto, esse pensamento é ultrapassado e totalmente equivocado. A arte é uma forma de linguagem e expressão do que acontece na vida da criança. Esse é o primeiro meio que os alunos possuem para falar sobre o que acontece no seu mundo, mostrar sentimentos e desenvolver habilidades motoras. O que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação infantil.
Neste contexto, vale ressaltar a afirmação do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil 1998:
“As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seus próprios fazeres. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências”.
Não podemos esquecer que as artes estão presentes no cotidiano da vida da escola. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia, nos cadernos, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes.
O desenho, além de estimular as habilidades motoras, também estimula a expressão dos seus sentimentos, por meio da escolha das cores, ou até mesmo sobre o tema escolhido para o desenho. Cantarolar e dançar também é uma maneira que elas aprendem para demostrar as emoções de alegria ou tristeza.
Por meio de suas criatividades, as crianças nos fornecem informações elementares: suas emoções, a forma como interagem com os colegas, seu desenvolvimento físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico e sua formação moral.
Acredita-se que, produzindo algum desses tipos de arte, as crianças desenvolvem sua criticidade e autonomia, possibilitando o conhecimento satisfatório, prazeroso e significativo além de lhe proporcionar alegria e descoberta, desenvolvendo também o interesse da criança por participar das aulas.
Aqui na DreamKids, oferecemos vários materiais e técnicas de desenho, colagem, artesanato e pintura, desenvolvemos projetos com artistas e suas obras, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Joan Miró, entre outros.
Entendemos que, por meio de atividades artísticas, as crianças têm a chance de crescerem e se adaptarem no mundo coletivo.
Transformação do espaço escolar em galerias
Aqui na DreamKids estimular a arte não é o bastante, ensinamos nossas crianças a apreciarem os seus trabalhos e dos seus colegas.
A arte é uma forma de expressão humana que deve ser apreciada por todos. É preciso estimular as crianças a admirar e respeitar o trabalho dos seus colegas.
Essa expressão do fazer artístico da imaginação proporciona aprendizagem, prazer e animação e isso deve envolver todos os alunos. Esse estímulo é algo que a DreamKids se preocupa.
Por isso, nós colocamos a releituras que as crianças realizam de obras de arte, produções livres, painéis, entre outras atividades, espalhadas pela escola.
O objetivo desse trabalho, certamente, não é para que as crianças aprendam a identificar obras de arte e quem as fez ou para que conheça as diversas fases da pintura, mas sim para que percebam que, por meio do desenho, pintura ou escultura, ela pode dizer algo, para que tenha contato com os mais diversos artistas e para que, no futuro, valorize a arte.
A criança precisa saber que cada pessoa tem o seu jeito próprio de desenhar e pintar e que todos devem ser valorizados. Assim, terá segurança para se expressar.
Para refletir: criar, recriar, inventar e reinventar são componentes básicos da natureza humana, que se expressa de forma plena por meio da arte. A arte tem papel fundamental na Educação Infantil, pois a criança cria para falar de si e de seu modo de ver o mundo.
É assim que pensamos aqui!
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