Ao brincar, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário.
Hoje, vamos conversar um pouco mais sobre como os materiais não estruturados podem estimular ainda mais a brincadeira, a criatividade e o desenvolvimento dos pequenos.
O que são materiais não estruturados?
Cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, sucata, argila, areia, plástico, entre outros.
Os materiais não estruturados são objetos que podem ser disponibilizados para a criança para que ela invente a própria brincadeira.
O uso dos materiais estruturados na escola
Esse tipo de material é inserido na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.
Ao se depararem com materiais não estruturados durante as brincadeiras, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira.
A interação com os materiais por várias vezes seguidas faz com que elas se apropriem e tornem o aprendizado marcante.
Enquanto as crianças estão engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instiguem o pensamento infantil e favoreçam a ampliação de possibilidades.
Saiba como fazer uma bandeja de experimentação para o seu filho(a)!
Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os materiais.
Na maioria das vezes, em suas brincadeiras, as crianças não fazem representações idênticas as reais, porém o trabalho é valorizado, levando em consideração que cada um tem um ponto de vista e estilo próprio, que nos ajuda a enxergar o mundo de forma diferente.
Escrito por nossa coordenadora pedagógica Vera Mello
Confira outras publicações
A massinha caseira e seus benefícios para as crianças
Temos certeza de que a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças [...]
jul
O Desenho Livre é importante na Educação Infantil?
O desenho livre é essencial para o desenvolvimento infantil e é também, uma atividade muito divertida [...]
jun
SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção [...]
maio
Importância do ambiente no desenvolvimento infantil
Criar um ambiente de segurança, amor e estabilidade emocional para as bebês/crianças é uma responsabilidade [...]
abr
PREMIAÇÃO NA ESCOLA
Já parou para pensar na forma de reconhecimento que as escolas de ensino básico (infantil [...]
mar
9 formas de despertar em casa o interesse das crianças pela escrita
Não é somente na escola que a criança deve entrar em contato com o mundo [...]
fev
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Clique aqui para ver fotos da escola