O uso de materiais não estruturados nas brincadeiras

Ao brincar, a criança tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro e introduzir-se no mundo imaginário.

Hoje, vamos conversar um pouco mais sobre como os materiais não estruturados podem estimular ainda mais a brincadeira, a criatividade e o desenvolvimento dos pequenos.

O que são materiais não estruturados?

Cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, sucata, argila, areia, plástico, entre outros.

Os materiais não estruturados são objetos que podem ser disponibilizados para a criança para que ela invente a própria brincadeira.

O uso dos materiais estruturados na escola

Esse tipo de material é inserido na rotina escolar a fim de potencializar as experiências das crianças durante seu processo criativo.

Ao se depararem com materiais não estruturados durante as brincadeiras, as crianças necessitam de encorajamento e tempo para pensar, explorar, criar e desenvolver habilidades que darão sentido à brincadeira.

A interação com os materiais por várias vezes seguidas faz com que elas se apropriem e tornem o aprendizado marcante.

Enquanto as crianças estão engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instigue o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades.

Dessa forma, as crianças criam novas habilidades e as usam em suas criações e também na interação com outros amigos, ajudando-os na solução de problemas enquanto manipulam os materiais.

Na maioria das vezes, em suas brincadeiras, as crianças não fazem representações idênticas as reais, porém o trabalho é valorizado, levando em consideração que cada um tem um ponto de vista e estilo próprio, que nos ajuda a enxergar o mundo de forma diferente.     

Escrito por nossa coordenadora pedagógica Vera Mello

                                                                                                                               

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