Mais uma nova modalidade do brincar heurístico será explorada nesse texto. Já explicamos sobre ele , suas fases e apresentamos o cesto dos tesouros. Agora, vamos conhecer a bandeja de experimentação. Prepare – se!
Com a Bandeja de Experimentação, a criança tem oportunidade de realizar hipóteses matemáticas e físicas por meio da sua curiosidade, elaborando estratégias e respostas aos problemas que vão surgindo durante o brincar e que possibilitam aprendizagens com a mínima interferência do adulto.
Como funciona a bandeja da experimentação?
A criança é convidada a descobrir as coisas por si mesma. As crianças brincam em pequenos grupos na escola (em dupla ou até mesmo sozinha com o que você pode ter em casa), investigando elementos chamados contínuos (contáveis) e descontínuos (não contáveis). Quer saber mais sobre esses elementos? Continue lendo o texto!
O papel do adulto é reunir as crianças, realizar uma conversa inicial, convidá-las para brincar, organizar os materiais, estabelecer e monitorar o tempo e anunciar o final da brincadeira. Ele não deve interferir, somente observar as crianças absorvidas em suas descobertas. Garantimos que é uma experiência muito rica e inspiradora!
Preparo da bandeja da experimentação
Indicamos o preparo de mais de uma mesa com as bandejas se o grupo for grande (na escola), assim, as crianças ficam bem acomodadas com mais espaço para explorar. Em casa, se possível colocar a bandeja também, em cima de uma mesa. A seleção de materiais deve ser diversificada, convidativa e oferecer possibilidades de pesquisa.
Os materiais utilizados são: utensílios de apoio, materiais contáveis/não contáveis e as bandejas.
- Utensílios de apoio: peneiras, conchas, copos de diferentes tamanhos, funis, medidores para as crianças utilizarem com os materiais não contáveis. Para os materiais contáveis indicamos o uso de colheres, conchas, pregadores, dosadores. Esses utensílios servem para o transporte dos elementos.
- Materiais contáveis e não contáveis: contáveis: pedras, nozes inteiras, prendedores de roupas, etc; não contáveis: pó de café, areia, farinha, etc.
- Bandejas: para materiais não contáveis sugerimos bandejas sem divisórias internas; para os materiais contáveis, aquelas com divisórias (bandejas de ovo, de gelo, de talheres).
Quem pode participar dessa modalidade?
Para participar da bandeja da experimentação, a criança precisa já ter conquistado uma certa autonomia e fazer uso da linguagem para se comunicar e talvez começar a argumentar. Lembre-se de respeitar o desenvolvimento da criança.
Está gostando dos nossos temas? Continue acompanhando o blog da DreamKids e acesse nossas redes sociais!
Facebook: DreamKids
Instagram: @dreamkids_escola
Fonte:
- Vera Regina Corrêa de Mello, coordenadora pedagógica DreamKids – Atividades para brincar: Jogos Heurístico e Cesto dos Tesouros.
- Paulo Fochi – O brincar heurístico na creche
Confira outras publicações
A massinha caseira e seus benefícios para as crianças
Temos certeza de que a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças [...]
jul
O Desenho Livre é importante na Educação Infantil?
O desenho livre é essencial para o desenvolvimento infantil e é também, uma atividade muito divertida [...]
jun
SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção [...]
maio
Importância do ambiente no desenvolvimento infantil
Criar um ambiente de segurança, amor e estabilidade emocional para as bebês/crianças é uma responsabilidade [...]
abr
PREMIAÇÃO NA ESCOLA
Já parou para pensar na forma de reconhecimento que as escolas de ensino básico (infantil [...]
mar
9 formas de despertar em casa o interesse das crianças pela escrita
Não é somente na escola que a criança deve entrar em contato com o mundo [...]
fev
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Clique aqui para ver fotos da escola