Para saber mais sobre o trabalho dos educadores e como funciona a Abordagem de Pikler, precisamos entender que existe uma reflexão e um estudo sobre as técnicas aplicadas na arte de educar. Hoje vamos falar mais sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas!
No caso da Abordagem de Pikler, o seu desenvolvimento teve como propósito acolher e educar de maneira cuidadosa crianças de 0 até 3 anos separadas de seus pais durante a Segunda Guerra Mundial.
A abordagem foi criada pela pediatra húngara, Emmi Pikler. Temos 3 pontos cruciais na aplicação da Abordagem de Pikler, que visam proporcionar à criança a independência de que ela precisa para se desenvolver.
- Autonomia;
- Motricidade livre e Assistência Necessária;
- Respeito pelo ritmo da criança.
Respeitando esses princípios, temos como resultado crianças mais confiantes, alegres e ativas. O mesmo percebe-se nas relações com os adultos, sejam eles educadores ou a própria família.
Diz-se que, em Budapeste, os “bebês Pikler” podem ser reconhecidos, mesmo quando mais velhos, pois se movem com graça e liberdade. Segundo Pikler, isso se deve ao fato de ninguém os ter forçado durante o processo de aprendizagem, mas respeitado o desenvolvimento e ritmo natural de cada bebê.
Enquanto o bebê aprende a rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, ele também está explorando e descobrindo o seu modo de aprendizado. Durante esse processo, a criança aprende a fazer algo por si mesma, superando dificuldades e conhecendo a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso. O resultado é o desenvolvimento da paciência e persistência.
O ambiente certo para essa abordagem
A criança tem necessidade de mover-se em liberdade, experimentando constantemente suas competências de exploração do mundo. O ambiente certo para essa abordagem deve permitir que a criança desenvolva plenamente suas capacidades motoras na primeira infância.
Uma relação recíproca estável e afetivamente rica é importante para que o desenvolvimento psicomotor ocorra da melhor forma possível. O sentimento de segurança interno só pode ser obtido por meio de uma relação estável com o cuidador e a criança, com pontos de referência que dão à criança o sentimento de “continuidade de existir”.
Na DreamKids, o trabalho dentro da Abordagem Pikler é levado a sério. Preparamos o ambiente, propiciamos a autonomia por meio da liberdade de movimento, explorações que envolvam e instigue todos os sentidos e muito mais.
Aqui, desde os primeiros meses, os bebês são deixados livres para que tenham seu ritmo observado, respeitado e as possibilidades oferecidas sejam adequadas para cada um. Os vínculos são criados com a equipe e mantidos com muito carinho e cuidado. Essa é uma abordagem que respeita a criança desde o seu nascimento. Vale conhecer e aplicar.
Entre em contato com a gente para conhecer a nossa proposta pedagógica! Se você ainda não sabe o que é clique aqui e entenda!
matriculas abertas
2020
Confira outras publicações
Liberdade na Educação Infantil traz benefícios?
Acreditamos que em todas as formas de aprendizagem e educação é importante que exista a prática [...]
dez
Como usar as caixas de imaginação? Veja essas dicas!
As caixas de imaginação não carregam a intenção de que a criança siga uma forma [...]
nov
Exploração tátil traz benefícios para as crianças?
Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um [...]
nov
O uso das cores na primeira infância
As cores proporcionam estímulos que, se utilizados de forma adequada a faixa etária, podem gerar [...]
out
A importância das atividades sensoriais
Toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos: [...]
out
Entenda a importância da seleção dos materiais da AKAISHA
A partir do olhar de três pedagogas, com todo embasamento e carinho, que partem acreditando [...]
set
Conceito e valor da AKAISHA
Pensando no desafio que estamos enfrentando nesse momento, a DreamKids Home traz uma proposta que vai expandir as experiências do brincar das crianças. Essa foi [...]
set
Como a caixa de imaginação ajuda no desenvolvimento das crianças?
Vivemos em um momento atípico em que milhões de crianças tiveram que se afastar da [...]
ago
Conheça a Caixa de imaginação
Quem aí já está com dificuldade de manter as crianças motivadas durante o isolamento social? [...]
jul
Bandeja de experimentação – Uma brincadeira para fazer com as crianças em casa
Mais uma nova modalidade do brincar heurístico será explorada nesse texto. Já explicamos sobre ele [...]
jul
Saiba mais sobre o Cesto dos tesouros!
O brincar heurístico possui três diferentes modalidades. Nesse texto, vamos te explicar um pouco sobre [...]
jun
Quais são as fases do jogo heurístico?
É muito importante instigar a curiosidade infantil por meio do brincar. E é exatamente isso [...]
jun
Clique aqui para ver fotos da escola