5 dicas para estimular o desenvolvimento na primeira infância

Os primeiros anos de vida são fundamentais para criar a base em que o bebê irá se desenvolver até chegar à vida adulta. São milhares de informações absorvidas o tempo inteiro, que servirão como estímulo para o desenvolvimento das emoções, habilidades motoras, controle de comportamento, lógica, linguagem e memória.

Nessa etapa, é de extrema importância que a criança receba diversos estímulos, tanto em casa quanto no berçário. Um estudo da Fundação Carlos Chagas mostrou que crianças que tiveram acesso a uma educação infantil de boa qualidade apresentavam um desempenho 12% melhor na Provinha Brasil, avaliação aplicada aos alunos matriculados no 2° ano do ensino fundamental da rede pública.

As relações iniciais com os primeiros cuidadores (mãe, pai ou outra pessoa que se ocupa integralmente do bebê) e até mesmo com outras crianças são determinantes para o desenvolvimento pessoal.

Devem ser relações de qualidade, baseadas tanto em atenção às necessidades físicas quanto em vínculos afetivos consistentes, comunicação, segurança e ainda oferta de boas experiências para apresentar-lhe o mundo.

 A escolha de um berçário ou escola que tenha esses cuidados é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável e tranquilo para o seu filho.

Com certeza é muito com o que se preocupar. Para ajudar você nessa missão, preparamos 5 dicas para estimular o desenvolvimento durante a primeira infância. Confira:

1.   Conversar e interagir com a família

Nessa fase, o contato e afeto tem interferência direta no aprendizado. Conversar com o bebê, falando devagar e olhando em seus olhos, favorece a criação de um vínculo afetivo mais forte e duradouro. A presença do pai, da mãe e da família como um todo é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento dos pequenos, inclusive no dia a dia escolar. Em um ambiente favorável, eles tendem a se sentir mais seguros para arriscarem novas atividades a cada dia.

2.   Brincar

Crianças brincando de faz de conta na DreamKids

Como já falamos aqui no blog, brincar é coisa séria. Por meio das brincadeiras a criança pode expressar sentimentos, desenvolver a criatividade e aprender a lidar com as suas emoções. A criança que brinca demonstra ter saúde e inteligência emocional, mais facilidade para se comunicar e maior capacidade de se relacionar com os outros. Brincadeiras lúdicas devem acontecer tanto em casa, quanto na escola, onde os pequenos passam boa parte do tempo.

3.   Ouvir música

Crianças sentadas em roda para aula de musicalização na Dreamkids

A música mexe com emoções e sentimentos, relaxa, acalma e pode ainda trazer recordações e criar bons momentos junto de pessoas queridas. Além disso, por meio da música, as crianças podem treinar ritmo e coordenação motora. Essa é uma atividade que traz muito conforto aos bebês, pode começar ainda na gestação e deve continuar nos anos seguintes em casa, no berçário e na educação infantil.

4.   Ter uma alimentação equilibrada

Bebê comendo no refeitório Dreamkids

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes diversificados é fundamental para o processo de aprendizado e o desenvolvimento infantil. Essa é a fonte de energia das crianças e traz benefícios que vão desde o pique para as brincadeiras, até a melhora na capacidade de memorização. Por isso, é importante que a escola ou berçário escolhido tenha essa preocupação, afinal, muitas refeições serão realizadas ali.

5.   Ler e contar histórias

Por mais que com essa idade as crianças ainda estejam aprendendo a ler, é importante criar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Muito além da alfabetização, ele contribui para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, e o conteúdo das histórias ainda pode ensinar sobre sentimentos, valores e relacionamentos.

Por meio dessa atividade, os pequenos ainda podem se comunicar, exercitar a atenção e a memória, adquirir conhecimento, aprimorar a linguagem, melhorar a escrita e refletir sobre o mundo que as cerca.

O desenvolvimento adequado nesse período resulta na aquisição progressiva de habilidades nas áreas da cognição, motricidade, linguagem, socialização e expressão emocional.

Com um desenvolvimento integral saudável, as crianças têm maior facilidade para se adaptarem a diferentes ambientes e adquirirem novos conhecimentos. As dicas acima são válidas para o dia a dia da família em casa, mas principalmente são valores a serem avaliados na escolha da primeira escola.

Um ambiente onde os cuidadores percebem as necessidades de saúde, reconhecem e atendem às demandas emocionais, além de buscar o estímulo com brincadeiras e exploração do meio de maneira segura, promove um desenvolvimento e crescimento saudáveis.

Marque uma visita e venha conhecer a Dreamkids. Estamos na região do Morumbi e oferecemos ambientes apropriados e adaptados para crianças de 0 a 5 anos. Além de salas equipadas, temos brinquedoteca, espaço de estimulação, parque, refeitório adaptado, tudo pensado nos mínimos detalhes.

Nossa equipe é formada por profissionais especializados em educação e saúde. São pedagogos, berçaristas, auxiliares de classe e staff de retaguarda, todos prontos para receber as crianças e seguir a filosofia Dreamkids.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *