A importância do lúdico no desenvolvimento do trabalho com a linguagem

A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas, que servirão de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao processo de aquisição da linguagem escrita.

O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através dele que a criança aprende a trabalhar sua curiosidade, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Jogar e brincar são atividades que, se bem orientadas, certamente contribuirão para o desenvolvimento da psicomotricidade (ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo) no contexto do processo escolar.

O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. É por meio da brincadeira que a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade.

Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado.

As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto, os principais benefícios são:

  • Benefício físico: os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar e intelectual. O brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante.
  • Benefício social: a criança, através do lúdico, representa situações que simbolizam uma realidade que ainda não pode alcançar; através dos jogos simbólicos se explica o real e o eu. Por exemplo, brincar de boneca representa uma situação que ela ainda vai viver, o que desenvolve um instinto natural. O brincar constrói na criança a noção social da importância das regras e do respeito aos outros.
  • Benefício didático: as brincadeiras transformam conteúdos em atividades interessantes, revelando certas facilidades através da aplicação do lúdico.

Em resumo, percebemos desde sempre aqui na DreamKids, que mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como uma estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e comportamentais na formação das crianças e deve estar presente na sala de aula.

Por esse motivo, aqui na DreamKids sempre usamos demais esse recurso, melhorando e facilitando ainda mais o desenvolvimento dos pequenos.

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *