Primeiras palavras do bebê: como ajudar no desenvolvimento?

Ouvir as primeiras palavras do seu filho deve ser um dos momentos mais esperados para os pais durante os primeiros meses de vida. A partir dos 9 meses já é possível perceber vocalizações e gestos e a ansiedade começa a crescer.

Inicialmente a criança está experimentando, brincando com os sons da língua. Aí é que são emitidos os sons guturais, como o famoso “gu-gu”, “da-da”, depois passando pelas vocalizações (os sons das vogais), consonantizações (sons das consoantes) e silabações (a junção das consoantes e vogais).

Apesar do desenvolvimento da linguagem acontecer de forma contínua e gradual, existem algumas ações que podem ajudar a estimular os pequenos. Se a comunicação com o seu filho, mesmo que apenas gestual, é exercitada desde o nascimento, com certeza ele estará mais preparado para desenvolver a comunicação oral nas primeiras etapas da vida.

Separamos algumas dicas para ajudar no estímulo desse desenvolvimento. Confira!

Converse com o seu bebê

Os bebês aprendem por imitação e com a fala não é diferente. Por isso, o simples ato de conversar com o seu bebê o estimula a falar. Você pode contar o que vai fazer, nomear as partes do corpo na hora do banho, mostrar coisas na rua durante um passeio, ler histórias e até mesmo cantar. Aproveite as atividades da rotina, assim o bebê começará a pegar as principais palavras e frases e as associará com a atividade.

Fale direito!

Evite palavras no diminutivo e use sempre a pronúncia correta. Por mais que alguns “erros” dos pequenos sejam fofinhos, é muito importante que ela perceba que ainda não está falando da maneira correta e vá aprendendo com o tempo. Se ela aprender errado, será muito difícil corrigir isso depois.

Estimule a fala

É importante permitir e incentivar que a criança fale. Tente não antecipar os pedidos da criança. Quando ela começar a apontar algo que quer, incentive-a a falar. Se ela ainda não conseguir, verbalize as palavras para que ela comece a fazer essa associação e possa reproduzir melhor no futuro.

Estabeleça contato com crianças de outras idades

Como crianças aprendem seguindo exemplos, é muito mais fácil que ela se identifique com outra criança. O contato e a brincadeira com pequenos de diferentes idades deixará seu filho exposto a diversos estímulos e, com certeza, estimulará a comunicação oral.

Quanto mais interações, melhor!

É importante lembrar que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por isso é importante que os pais segurem a ansiedade e não comparem seus filhos com outros bebês.

Com os estímulos corretos, em breve, as tão esperadas primeiras palavras serão parte do dia a dia do seu filho. Se estiver com alguma dúvida ou receio, vale consultar o pediatra ou um fonoaudiólogo, profissional especializado no assunto.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *