Quarentena e ansiedade infantil: saiba identificar os sintomas

menina com as mãos na boca

Com a pandemia do Covid-19, as crianças precisaram ficar dentro de casa, impossibilitadas de realizar atividades rotineiras como ir para a escola e brincar com os amigos. As mudanças e o sentimento de incerteza que esse período traz, podem gerar ansiedade para os pequenos. 

Nesse post vamos falar sobre ansiedade infantil, deixar dicas para mães e pais ficarem de olho e cuidarem da saúde mental das crianças! 

A ansiedade é uma emoção completamente normal e adaptativa do ser humano, ou seja, é totalmente tratável. Alguns sintomas e sinais podem aparecer nas crianças quando elas começam a desencadear a ansiedade infantil. São eles: 

Surgimento de fobias – fobia é um medo exagerado e descontrolado de alguma coisa. Podemos desenvolver fobia de animais, objetos pontudos, trovoadas, entre outras coisas; 

Ataques de pânico – a criança normalmente paralisa, tem dificuldade de respirar e/ou sente o coração acelerar. Tenha paciência com os pequenos nessa hora, eles não conseguem se expressar direito e podem não saber descrever corretamente o que estão sentindo; 

Medo da separação dos adultos de referência – Preocupação antecipada e nervosismo quando precisam se separar dos pais ou de pessoas que ama, chama-se ansiedade de separação. 

Relação da tecnologia com a ansiedade infantil  

Muitos fatores podem desencadear a ansiedade infantil. A ansiedade pode ter origem biológica, genética, temperamental, psicológica e até depender das nossas experiências de vida. 

Porém quando somos expostos a determinados fatores, podemos correr mais risco de desenvolver a ansiedade. E, mesmo sabendo que a tecnologia facilita o nosso cotidiano, principalmente em um momento em que estamos restritos à ficar dentro de casa, precisamos tomar cuidado com o uso dela, principalmente na infância. 

Um estudo desenvolvido pelos psicólogos americanos, Jean Twenge e Keith Campbell, apontou que o uso de aparelhos eletrônicos em crianças a partir de 2(dois) anos causa uma alta nos níveis de ansiedade e uma ampliação nas ocorrências de diagnósticos. 

Em um trabalho conjunto com os pais e profissionais preparados, a escola tem um papel muito importante em identificar e ajudar no tratamento da ansiedade infantil.  

A DreamKids oferece toda a estrutura e cuidado ao seu filho, respeitando a individualidade de cada um dos nossos pequenos.  

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *