Quais são as fases do jogo heurístico?

É muito importante instigar a curiosidade infantil por meio do brincar. E é exatamente isso que o brincar heurístico faz, permitindo que as crianças compartilhem de momentos únicos durante a aprendizagem.

Os materiais utilizados no jogo heurístico,  permitem o uso sem limitação de criatividade das crianças. Já falamos por aqui sobre o que é o brincar heurístico e quais benefícios ele oferece para as crianças. Hoje, falaremos sobre as fases do jogo heurístico.

Conheça as fases do jogo heurístico!

  • Fase preparatória

Passo 1- O adulto prepara o material do jogo em um espaço vazio, sem obstáculos (pode ser em tapete, no chão limpo, uma bandeja de madeira etc.) e livre dos outros elementos de jogo.

Passo 2- Seleciona três tipos de materiais sensoriais diferentes e escolhe os recipientes mais adequados (três no mínimo para cada criança). Os recipientes servem de suporte para os objetos.

Lembre-se: as crianças pequenas precisam ter os materiais a seu alcance para que, assim, possam tocar, explorar e sentir as diferentes texturas e formas dos objetos.

  • Fase do jogo ou de exploração

As crianças dão início ao processo experimental com os objetos selecionados pelos adultos.  Assim, os pequenos descobrem e exploram livremente os diferentes materiais, questionando para que servem e que podem fazer com eles.

Eles também começam a abrir, fechar, encher, tirar, separar, girar, encaixar, equilibrar, rodar, colocar e agrupar, reinventando o sentido e a finalidade de cada objeto presente no jogo com pouca intervenção dos adultos!

As atividades de exploração aumentam a capacidade de concentração e de sensibilidade das crianças, ampliando a capacidade dos pequenos de interagir e manusear estes objetos.

  • Fase da recolhida

As crianças precisarão classificar e organizar o material do jogo em seu lugar correspondente. Os pequenos recolhem e separam o material com a ajuda de um adulto, guardando cada um deles dentro de seu recipiente, bolsa, cesto, caixa ou gaveta correspondente.

O adulto vai indicando o nome, qualidades, forma, quantidade e o lugar onde está em relação aos outros objetos (são cilindros, peças de madeira, em cima de, na frente de).

Gostou do tema? Continue acompanhando o blog da DreamKids e acesse nossas redes sociais!

Facebook: DreamKids

Instagram: @dreamkids_escola

Fontes:

Vera Regina Corrêa de Mello, coordenadora pedagógica DreamKids – Atividades para brincar: Jogos Heurístico e Cesto dos Tesouros.

http://www.dgrh.unicamp.br/dedic/noticias/brincar-heuristico

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/152904

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *