Porque investir na educação infantil do seu filho

Crianças na sala da aula realizando atividades com lápis coloridos

Os primeiros anos de vida de uma criança exigem cuidados e educação de qualidade, que vão estabelecer bases sólidas para todo o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Na sala de aula, porém, o trabalho realizado vai muito além do cuidar. O professor e profissionais da escola de educação infantil vão promover atividades pedagógicas que vão impactar significativamente nas habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais, além de influenciar o processo de alfabetização.

Para aproveitar completamente futuras oportunidades na vida e tornarem-se membros produtivos da sociedade, as crianças, até ao final da primeira infância, devem ser saudáveis e bem nutridas; capazes de interagir positivamente com suas famílias, professores e colegas; capazes de se comunicar em sua língua nativa e prontas para aprender no ensino primário.

O futuro do seu filho depende do quanto é investido na educação infantil.

Além de ser a coisa certa a ser feita do ponto de vista ético, o investimento na primeira infância também é a coisa mais inteligente a ser feita do ponto de vista econômico tanto para as crianças quanto para a sua família e a sociedade em geral.

De acordo com um estudo feito pelo prêmio Nobel de economia e autor do mais abrangente estudo sobre educação infantil e seus impactos no indivíduo e na sociedade, James Heckman, cada dólar investido na educação infantil rende sete vezes mais ao longo do tempo.

Os primeiros sete anos de vida são fundamentais para desenvolvimento dessas competências. Criar uma base estável na primeira infância impacta em adultos melhores, capazes, produtivos e criativos.

Ainda de acordo com James Heckman, quanto mais cedo os incentivos ao aprendizado vierem, maior a chance da criança de se tornar um adulto bem preparado.

“Se os cuidados começam somente aos 3 ou 4 anos, isso significa um período grande de desestímulo que pode danificar a saúde do cérebro e essa situação pode ser irreversível. É para essas crianças que os programas de educação infantil devem ser dirigidos. Esse é o melhor investimento que sociedade pode fazer”, afirmou. 

Segundo a Comissão da União Europeia, investir na educação dos pequenos desde cedo reduz o risco do abandono escolar futuro. Cada vez mais é entendido que os retornos sobre os investimentos em crianças pequenas são fundamentais, principalmente quando comparado aos investimentos realizados em fases posteriores da vida. Por outro lado, a falta de investimento pode levar a custos muitas vezes irreversíveis, não só para os indivíduos e suas famílias, mas também para a sociedade em geral.

Por isso invista em uma instituição que, mais do que atender as necessidades da sua família, preze pelo desenvolvimento da criança. A DreamKids privilegia a construção do conhecimento com o objetivo de levar a criança a explorar as possibilidades de interação com o meio, identificar objetivos, perceber as relações, vínculos e desenvolver, no seu ritmo, a capacidade de observar, descobrir e pensar.

Agende a sua visita, saiba mais sobre a escola e invista no futuro do seu filho!

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *