O que é o ambiente alfabetizador?

A alfabetização é um processo muito importante na vida da criança. Os estímulos ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é o mais importante em um ambiente alfabetizador.

Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.

“[…] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das quais as crianças têm oportunidade de participar”

(RCNEI; – Referencial Curricular Nacional Educação Infantil).

A seguir, deixamos algumas sugestões para uma boa organização desse ambiente:

  • Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no início do ano;
  • Espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuperá-los quando quiserem;
  • Mural para exposição da produção dos alunos;
  • Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura;
  • Calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação do calendário grande);
  • Banco de palavras;
  • Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra maiúscula).
  • Numerário (sequência numérica de 0 a 10 em numeral/quantidade/número).

Aqui, na Dreamkids, trabalhamos todas essas sugestões e muito mais.

As crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta o seu próprio ritmo. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas.

As crianças reagem de formas diferentes, por isso, o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas.

A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático. O material “vivo” na sala de aula, que está em constante ampliação e utilização, é uma escrita de referência para os alunos.

Explorar ao máximo o material é o que fazemos aqui na DreamKids.

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *