O jogo heurístico é uma atividade onde as crianças interagem com diferentes tipos de objetos, formas e materiais, o que permite que elas desenvolvam as capacidades cognitivas de compreensão, relação e de conhecimento.
A abordagem heurística surgiu em 1987, na Inglaterra, Itália, Escócia e Espanha, tendo sido colocada em prática por Eleanor Goldschmidt, que foi uma educadora inglesa. ¹
“O brincar heurístico é uma abordagem, não uma prescrição. Não há uma única maneira correta de fazê-lo, e as pessoas em centros diferentes terão suas próprias ideias e juntarão seus próprios materiais. Com efeito, um dos grandes méritos dessa abordagem é que ela libera a criatividade dos adultos e torna a tarefa de cuidar das crianças muito mais estimulante.” –.
Eleanor Goldschmidt
O brincar heurístico
Para que as crianças possam aproveitar todas as atividades do brincar heurístico e aprender com elas, é necessário se planejar e organizar tudo corretamente, para que a criança tenha uma experiência completa e muito proveitosa. ¹
Essa abordagem pode ser feita com objetos, como chaves, potes de plástico, sementes, pedras, tecidos e outras coisas que as crianças consideram interessantes, a ideia é permitir que elas brinquem livremente por certo período de tempo. ¹
Para as crianças com 2 e 3 anos, o brincar heurístico é muito benéfico para aumentar a sua mobilidade e o seu desenvolvimento. Já que é no segundo ano de vida, que as crianças sentirão a necessidade de explorar objetos e espaços, descobrindo qual é a sua função e como usá-los. ¹
Os benefícios dessa brincadeira são:
- Incentiva a manipulação e a criatividade das crianças;
- Possibilita benefícios corporais: desenvolvimento da motricidade grossa e fina;
- Ajuda nas capacidades perceptivas: visão, audição, tato, olfato, paladar;
- Ajuda a tomar consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio);
- Ao praticar a seleção e discriminação entre categorias de objetos diferentes, estabelece a base do pensamento matemático;
- Ensina valores éticos: respeito, tolerância, colaboração;
- Oferece benefícios afetivos: desfrutar, valorizar, querer;
- Também proporciona aprendizagens sociais: colaborar e compartilhar.
Leia também: 10 situações chatas com as quais as crianças podem aprender lições valiosas
Como a família pode trazer o brincar heurístico em sua rotina
Nas escolas, o brincar heurístico é sempre orientado e supervisionado por professores, que trazem essa brincadeira como uma nova proposta de aprendizagem e descoberta. ¹
O brincar heurístico é feito a partir de brincadeiras exploratórias, e descobertas espontâneas de novos usos de objetos simples, que se tornam brinquedos nas mãos de crianças.
Essa brincadeira não necessita de interferência direta do adulto, porém isso não quer dizer que você pode deixar a criança sozinha e ir fazer algo. No brincar heurístico o papel do adulto é observar e aprender com as descobertas da criança, assim você poderá observar e descobrir objetos que devem ser mudados para o estímulo da criatividade do seu filho. ¹
Aqui na DreamKids sempre trazemos o brincar heurístico como forma de aprendizado para as crianças, que se divertem e aprendem muito. Já falamos bastante nesse assunto por aqui. Confira!!
Vera Regina
Referência:
1- ROCHA, Regiane da Silva¹, POLONINI, Janaina Fernandes Guimarães². O brincar heurístico na educação infantil em época de covid-19. UFSCAR. Disponível em:
Acesso em: 19 Set 2022.
Confira outras publicações
A massinha caseira e seus benefícios para as crianças
Temos certeza de que a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças [...]
jul
O Desenho Livre é importante na Educação Infantil?
O desenho livre é essencial para o desenvolvimento infantil e é também, uma atividade muito divertida [...]
jun
SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção [...]
maio
Importância do ambiente no desenvolvimento infantil
Criar um ambiente de segurança, amor e estabilidade emocional para as bebês/crianças é uma responsabilidade [...]
abr
PREMIAÇÃO NA ESCOLA
Já parou para pensar na forma de reconhecimento que as escolas de ensino básico (infantil [...]
mar
9 formas de despertar em casa o interesse das crianças pela escrita
Não é somente na escola que a criança deve entrar em contato com o mundo [...]
fev
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Clique aqui para ver fotos da escola