Importância das regras e combinados na primeira infância

A escola é um local importante onde as crianças podem experimentar, pela primeira vez, como é viver em sociedade sem os pais ou o responsável para atendê-lo em momento de dificuldade.

Antes da criança começar a ir para a escola, é necessário que a família já coloque regras no convívio com ela. Desde cedo, elas aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las.

Entretanto, é, também, nesse momento que percebem outras estratégias para satisfazer suas necessidades como agressões, xingamentos, mordidas e choros. Por meio desses comportamentos e as formas de lidar com eles que se torna possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.

Aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na vida, independente de qual etapa dela se vive. A família e escola podem ser grandes parceiras nessa construção.

Desde bem pequenas, é necessário que as crianças aprendam a conviver com os combinados e os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo como se quer, na hora, do jeito e com as pessoas que se quer.

Na escola ou em casa, fazer combinados não significa apenas captar a opinião das crianças e construir um cartaz bonito com as responsabilidades individuais ou do grupo.

Significa, também, uma mudança de postura por parte do adulto, que precisa abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma relação afetiva com a(s) criança(s).

É necessário estar disposto a ouvir e respeitar a(s) criança(s) e a conquistar sua confiança. É preciso estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver moralmente e não apenas causar humilhação e revolta.

Quando a conquista do respeito acontece, é permanente, pois o adulto atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de confiança e admiração.

 Quando educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma antiética quando “ninguém está olhando”.

Por isso, os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de bondade.

Vamos refletir sobre isso!

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *