Férias escolares: o que fazer com as crianças?

Crianças deitadas na grama olhando para a câmera rindo

As férias estão chegando e com elas também chegam muitas dúvidas sobre como organizar a rotina da família e manter as crianças entretidas durante esse período.

A solução ideal seria conciliar suas férias, programar uma viagem e passar um tempo junto da criançada, certo? Entretanto, isso nem sempre é possível e será necessário buscar alternativas para mudar a rotina e se organizar.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Mesmo trabalhando, ainda é possível garantir um período de férias escolares tranquilo, produtivo e muito divertido para os pequenos.

Procure por ajuda de outros responsáveis

Pode ser um membro da família, babá, professores de cursos de férias, monitores de centros recreativos etc. O fato é que você vai precisar de um adulto responsável para te ajudar a cuidar das crianças enquanto você está no trabalho.

Diversifique as atividades

Criança brincando com bobolê

Independente da escolha, o importante é que a criança realize atividades lúdicas, interativas e artísticas. As férias são uma oportunidade preciosa para desenvolver ainda mais as habilidades motoras, sociais e emocionais. Por isso, a pessoa responsável pelos pequenos deve ter o compromisso de estimular esse desenvolvimento, respeitando o tempo livre dos pequenos.

Pesquise atividades fora de casa, cursos de férias, aulas de música, artes, dança e outras que podem complementar os dias dos seus filhos, mas ainda garantam diversão. Muitas escolas oferecem atividades durante as férias tanto para alunos quanto para não alunos. Com refeições e profissionais especializados, elas podem ser importantes aliadas nesse momento.  

Tecnologia demais pode atrapalhar

É claro que a TV, tablet e vídeo games podem ajudar muito e oferecer uma distração para as crianças. Entretanto, no período de férias, em que o tempo livre é maior, é preciso tomar cuidado para não exagerar.

Ofereça outras possibilidades de entretenimento e deixe a criança escolher dentro dos limites que você estabelece.

De vez em quando, fazer nada também é bom

As férias oferecem uma oportunidade de a criança ter um tempo para si mesma, o que pode ser uma experiência existencial muito rica. Apesar da pouca idade eles já têm uma rotina e compromissos com horários, por isso é muito importante que ela possa relaxar e tenha possibilidade de escolher o que fazer, inclusive fazer nada.

Apesar de ser importante criar uma programação e estabelecer limites, é importante manter o equilíbrio e garantir a liberdade que esse período disponibiliza. O segredo de férias proveitosas é se planejar e procurar soluções que se encaixem na sua rotina e, mais importante, na rotina dos seus filhos.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *