Conheça mais sobre a fase de adaptação na educação infantil!

Sabemos que não é nada fácil se separar do seu filho e levá-lo para a escola, principalmente nos primeiros dias.  

Felizmente, existem alguns métodos que auxiliam a criança e os pais no momento em que for passar por esse processo, tornando-o mais leve e benéfico para ambas as partes.  

O que é a adaptação escolar na infância?  

O período de adaptação na escola é fundamental para o desenvolvimento da criança. É nele e no ambiente que se consolidam as relações de confiança, segurança, acolhimento e se constrói oportunidades para que os bebês e crianças possam explorar tudo à sua volta, interagir com autonomia, criar laços afetivos e vínculos que serão referência no futuro. 

É um período que tem o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças possam se adaptar ao novo meio, permitindo novas aprendizagens e descobertas que irão contribuir para seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social. 

Qual o tempo desse processo?  

A adaptação, não tem um tempo certo para acontecer. Como cada criança é singular. Esse é um processo único para cada uma delas, que respeitam o seu próprio tempo.  

Na nossa escola, definimos uma escala de horário para que a criança vá, aos poucos, aumentando gradualmente o tempo dentro do ambiente escolar. Isso costuma ajudar muito, tanto as crianças, quanto os pais.  

Cabe aos adultos, família e escola o suporte adequado para que essa transição entre casa, escola e adulto referência aconteça de forma mais tranquila e segura. 

Na DreamKids, acreditamos na necessidade de que nos primeiros dias, um adulto da família precisa estar presente, sendo o ponto de referência e ao mesmo tempo a ponte entre a criança e a escola. 

Esse método traz mais previsibilidade e uma segurança para que, tanto a criança quanto a família, se sintam acolhidas e, aos poucos, adquirindo confiança, interagindo com o ambiente e todos à sua volta. 

Quanto mais transparente for à relação entre a escola e a família nesse momento inicial, com certeza melhor será a parceria e a adaptação da criança nesse processo todo. 

Vera Regina 

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *