Como você pode ajudar a criança a deixar a chupeta de lado?

É comum que algumas mães ofereçam chupeta para acalmar as crianças, mas muitas podem acabar se apegando muito ao objeto e prolongar o seu uso. Essa utilização prolongada da chupeta pode acabar atrapalhando o desenvolvimento da dentição e até estimular vícios na fase adulta.

Caso você tenha se identificado com isso, não se culpe. Temos  algumas dicas para você conseguir incentivar a criança a deixar o acessório de lado, de uma forma rápida e sem sofrimento.

Converse com a criança

Se a crianças já consegue compreender o que se é falado com ela, é importante tentar explicar que o uso da chupeta pode causar alguns prejuízos, como entortar os dentes ou dificultar a mastigação. Tente explicar isso de forma calma e compreensível. A grande maioria consegue entender e, aos poucos, deixa o acessório de lado. Mas é um trabalho diário, de persistência. Aqui você também pode auxiliar o tempo e quando ela vai poder usar a chupeta, para que ela comece a sentir cada vez menos necessidade do objeto, somente à noite para dormir. O local em que ela poderá utilizá-la também deve ser restrito.

Substitua a chupeta por outro conforto

O ideal é que até os dois anos a chupeta seja gradualmente removida. Se a criança tem menos de dois anos, tente ir substituindo o acessório devagar, procurando por algo que também ofereça conforto e segurança. Tente trocar a chupeta por uma conversa, cante músicas, conte uma história, dê colo, ofereça um paninho ou bichinho que a criança goste, isso pode ajudar e muito.

Não tire a chupeta de forma brusca

A retirada deve ser lenta e gradual. É importante não fazer essa transição de forma brusca, mas sim de maneira gradual. Você precisa entender que esse acessório é um fator de segurança para a criança. Se a chupeta for retirada de uma vez ela irá se sentir muito insegura e ansiosa, o que pode gerar alguns problemas futuros. Não fale que é feio ou errado o uso da chupeta, tente abordar um caminho de que a criança já não precisa mais da chupeta, pois está crescendo e entrando em uma nova fase.

A noite pode, mas evite deixar a noite toda

Manter a chupeta na hora de dormir para tranquilizar a criança é normal, mas tente evitar o uso da mesma durante toda a noite. Isso ajuda a evitar a sucção durante o período do sono. Também evite deixar a chupeta pendurada na roupa para a criança não conseguir pegar sozinha. Além disso, não dê várias chupetas nessa fase, tenha apenas uma para uso.

Sugira alguma troca

Uma dica para estimular a criança é criar uma meta. Por exemplo, quando a criança atingir o objetivo, ela ganha uma recompensa como um passeio esperado ou um presente que já havia sido prometido ou comentado.

Primeira noite sem chupeta

Para esse novo passo, é muito importante agir com muita paciência, compreensão e amor. Quem estiver presente neste momento deve tentar outras formas de confortar a criança. Vá conversando e procurando entender por que a criança recorre à chupeta. Mantenha-se firme na decisão, mas sempre lembrando que é uma mudança na vida dela e, por isso, deve ser feita com muito carinho.
Escolha ler uma história ou cantar uma canção de ninar para tranquilizar a criança na hora de dormir. É possível que você tenha algumas noites conturbadas, mas tenha em mente que esta é a melhor decisão para a saúde da criança.

Tem momento certo?

Se existe momento certo? Isso depende de criança para criança, mas a melhor época é aquela que a ideia está bem amadurecida por parte dos pais. É importante estabelecer um prazo para o término dessa retirada ou transição para outro conforto. Se algum acontecimento importante está para acontecer, como desfralde, a entrada na escola ou a chegada de um irmão, adie um pouco a retirada da chupeta.

Seja firme na decisão

Se você não estiver certo e não continuar firme com a sua decisão, a criança sente sua insegurança e isso influencia no contexto emocional dela. Sendo assim, é importante estar seguro e demonstrar isso, isso ajuda a criança a entender você como um porto seguro na vida dela.

E pode devolver? No momento em que se devolve a chupeta, os responsáveis estão sinalizando que a criança pode recorrer à utilização do acessório sempre que necessário. Tente, ao máximo manter-se firme na sua decisão para que ela também se sinta estimulada e capaz.

Tenha uma parceria com a escola

A parceria com a escola é muito importante, porém, não jogue para ela a responsabilidade de fazer essa “retirada” sozinha. Não adianta a criança chegar à escola de chupeta ou sair sem e imediatamente a família dar o acessório. Percebe que, desta forma, não está existindo, de fato, uma parceria? O processo deve começar em casa e ir se estendendo em conjunto com a escola.

Esperamos que alguma dessas dicas ajudem nesse processo de retirada da chupeta de forma leve e tranquila. Lembre-se: cada criança tem o seu tempo e suas reações, não se baseie em outras pessoas, foque nas reações do seu filho (a) e tente entender como moldar essas dicas para conseguir fazer a retirada do objeto.  

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *