A importância da primeira escola

Alunos da DreamKids escrevendo vogais na lousa
Além da alfabetização, primeira escola desenvolve convívio, criatividade e autonomia

A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança: é quando elas começam a experimentar o mundo, fazer os primeiros amigos e descobertas. Por isso, já no berçário, quando surgem estes primeiros contatos com outros bebês, tudo deve ser conduzido com muito cuidado e carinho para que eles aprendam, brincando, a se socializar.

Podemos pensar, inclusive, na primeira escola como uma fase de transição, entre o núcleo familiar e a educação formal, que terá início alguns anos mais tarde. É quando o bebê começa a crescer e interagir com o ambiente. Em uma escola ele terá outras crianças e uma equipe treinada e especializada para estimular e trabalhar com os pequenos.

Segundo a Dra. Camila Corregiari, Psicóloga Especializada em Psicopedagogia, Supervisora da Disciplina de Diagnóstico Psicopedagógico do COGEAE – PUC, a criança, quando em contato com outras, tem a oportunidade de desenvolver o brincar e o compartilhar.  Ela aprende, assim, a conviver com outras pessoas, desenvolver a criatividade, a autonomia, expressar emoções e desejos, elaborar conflitos e frustrações.

Crianças brincando em roda na escola DreamKids

Essa escolha não é simples, pois é um pedacinho de você que estará em outras mãos. E, com certeza, devem ser muito bem escolhidas. É fundamental que os pais se sintam confiantes para que a criança também se sinta segura na escola. Afinal, nos primeiros anos, segurança e afeto são fundamentais.

“Sem dúvida, um bom caminho para uma vida feliz”, afirma Dra. Camila.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *