A curiosidade e a pesquisa na educação infantil

Quando estamos com uma criança, principalmente até os 7 anos, percebemos que ela faz muitas perguntas (depois que começam a falar, claro!).

Já passou por uma situação em que uma criança não para de te perguntar o porquê das coisas?

 Isso acontece porque a curiosidade é um instinto inerente às crianças que as ajudam a descobrir o mundo e, quando bem desenvolvido, pode levar ao interesse em pesquisa e tornar a criança mais encorajada a tentar novas experiências.

Curiosidade e crianças

Tudo é percebido por elas desde bebês, através do campo de visão e audição. Elas agarram, colocam objetos na boca, balançam, viram, desviram, jogam, batem e assim vão testando tudo o que podem.

Elas investigam tudo e as reações dos adultos à sua volta traz a possibilidade de diferentes formas de comunicação e compreensão de tudo o que ocorre.

Ao passar da idade, continuam a explorar a curiosidade e começam a fazer inúmeras perguntas para completarem o quebra-cabeças que é descobrir o mundo quando criança.

O papel do adulto

Dar atenção e valorizar as conquistas é essencial para que a criança se sinta apreciada. O elemento surpresa pode ser um ótimo alimento para apoiar o lado curiosa das e melhorar no aprendizado.

Na Dreamkids, o papel do adulto é questionar, provocar, fazer a criança pensar, problematizar. É ele que irá dar a oportunidade de a criança realizar atividades que possam contribuir para aguçar a curiosidade manifestada. Através da pesquisa e experiências cada criança no grupo constrói sua aprendizagem e colabora com o coletivo.

Em casa, não desencoraje a curiosidade, a pesquisa, as descobertas, pelo contrário, seja parceiro (a) da criança nesse seu lado “detetive”.

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *