Publicação do Site UOL.
Evite o máximo sentir pena da criança se ela for deixada de fora de uma brincadeira; em vez disso, ajude-a a se integrar.
Ver o filho não ser convidado para uma festa ou ser excluído de uma brincadeira estão entre as situações chatas que os pais, invariavelmente, vão presenciar à medida que eles crescem.
Evitá-las é impossível e também não colabora para o desenvolvimento infantil, veja como ensinar a criança a superá-las.
1 – Ser deixado de lado pelos colegas durante uma brincadeira
Evite ao máximo demonstrar pena da criança. Outra atitude que não deve ser tomada é convidar o filho para brincarem só vocês.
O melhor a fazer nesse momento é manter a calma e se juntar ao grupo na companhia da criança, para ajudar na integração.
2 – Não ser convidado para a festa de aniversário de um colega
A criança terá de entender que o aniversariante tem direito de chamar quem quiser para a comemoração.
Além de explicar isso, deixe claro que ela também poderá escolher quem quer convidar quando for o próprio aniversário.
Por fim, explique que as pessoas tomam esse tipo de atitude por vários motivos:
- Por ter um número de convidados fixos;
- Não ter muita amizade com todos da turma.
3 – Quebrar algo de valor da família
Se a criança descumpriu algum combinado – como não jogar bola na sala – e por isso acabou quebrando alguma peça cara, é fundamental manter as regras estabelecidas.
Qual era o acordo? Ficar sem assistir à TV por determinado tempo? Os pais também precisam, é claro, explicar que todos temos de arcar com as consequências de nossas ações, principalmente quando fazemos algo de errado.
4 – Apanhar de algum colega na pracinha ou na escola
Primeiramente, por ter sido machucada – ainda que de leve –, a criança precisa ser acudida e acolhida emocionalmente. Deixá-la chorar e abraçá-la é importante para que se sinta protegida. De maneira alguma minimize a situação, dizendo que não foi nada.
Feito isso, diga para ela que esse tipo de atitude é errada e que não devemos usar violência física em hipótese alguma para conseguir o que queremos, seja para expressar sentimentos ou revidar – e que quando isso acontece, pedir desculpas é obrigatório.
5 – Perde em um jogo ou brincadeira
Nesse caso, a máxima “o importante é competir” precisa entrar em cena.
Desde cedo, é fundamental que as crianças aprendam que, quando estamos em uma competição, queremos vencer, é claro, mas só existe um vencedor. Então, precisamos aprender a desfrutar do momento, curtir a disputa e nos divertir.
Ainda assim, estimule-a sempre a se esforçar e buscar novas estratégias para ter um desempenho melhor nas próximas vezes.
6 – Mudar de escola ou de casa
Reforce a oportunidade interessante de fazer novos amigos em breve. Porém diga que é preciso um tempo para conhecer as pessoas e se aproximar delas por afinidade.
Para ajudá-la nessa tarefa, é interessante que os pais busquem conhecer os pais das outras crianças e se aproximem deles. Para isso, vale convidar a família vizinha para lanchar em sua casa ou propor um passeio todos juntos.
7 – Ser o único que não sabe o segredo de um dos amigos
Explique que todos temos direito à privacidade e que podemos escolher com quem queremos dividir nossos segredos.
É importante deixar claro para a criança que uma atitude como essa não significa que o amigo não gosta dela, mas que dessa vez decidiu não compartilhar algo.
8 – Cair e ser alvo de piada dos amigos por isso
Depois de acolhê-la, explique que é normal se atrapalhar e cair. É um acidente que pode acontecer com qualquer um, inclusive com adultos.
Depois, ouça o que ela tem a dizer, pergunte se ela acha certo o que os colegas fizeram com ela e deixe-a falar.
9 – Não ir a um passeio da escola em função de os pais estarem sem dinheiro
É importante falar a verdade, por isso explicar o motivo é válido, ainda que seja uma questão delicada. Apresente outras alternativas, como fazer um passeio com a família ou um programa diferente no dia que os colegas estiverem no passeio da escola.
10 – Tirar nota baixa mesmo tendo estudado muito
É preciso explicar a ela que é normal isso acontecer algumas vezes e que o resultado ruim não define a capacidade dela. Ofereça ajuda para elaborar um novo plano de estudo e conversar com o professor para perguntar como ela pode melhorar.
Texto: Beatriz Vichesse
Consultoria: Cilene Ferrari, psicopedagoga e coordenadora pedagógida da Escola Villare, em São Caetano do Sul (SP); Vera Regina de Mello, coordenadora pedagógica da Dreamkids Berçário e Educação Infantil, e Paula Kesselman, coordenadora pedagógica do Mamusca, ambos em São Paulo (SP)
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