O processo de criatividade se manifesta claramente nos desenhos infantis, que é o primeiro registro concreto da expressão pessoal. O desenho das crianças é feito de maneira inconsciente, sem a preocupação do que os outros vão pensar. Elas gostam de pintar, desenhar, modelar e construir. Experimentando os diversos materiais, aprende a expressividade direta do traço, a percepção da linha que gera formas, etc. O contato com a arte contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando assim a descoberta das mais variadas formas de expressão.
Por volta de dois anos de idade já são feitos os primeiros rabiscos. Nesta fase, a criança está livre das influências externas. Aos poucos as linhas vão ficando mais controladas, conforme a criança adquire um controle visual sobre elas.
A partir dos quatro anos, surgem as primeiras experiências representativas. O desenho é a oportunidade de a criança organizar suas experiências, convertendo o pensamento em forma de desenho. Portanto, não se deve estabelecer técnicas nem padrões.
Já por volta dos sete anos, a criança está começando a estruturar seus processos mentais de tal forma que pode começar a ver relações com seu ambiente. Ela tende a desenhar sua casa, família, amigos de escola e etc.
Entre os nove e doze anos, a criança deixa de lado a repetição dos mesmos símbolos. Ela adquire autocrítica e também consciência do ambiente natural. Aí, então ela passa a se preocupar com proporções e profundidade.
A Pedagoga Vera Regina Corrêa de Mello, Coordenadora da DreamKids e Especialista em Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, reuniu neste post, algumas técnicas importantes que estimulam a criatividade das crianças.
Acompanhe!
A criança pode utilizar fragmentos de objetos, peças de brinquedos estragados e aos mais diversos desperdícios para fazer as suas construções. Este processo as diverte, pois há uma variedade de soluções inesperadas e surpreendentes.
A livre associação de imagens, recortadas de revistas, proporciona a realização de colagens dadaístas e surrealistas. A criança é sensível ao caráter lúdico da colagem, que joga com diversas formas de abordar o real, aprimorando sua capacidade de improvisação e humor.
No mundo virtual, a criança pode encontrar uma infinidade de passatempos. Há jogos, livros e vídeos desenvolvidos especialmente para capturar a atenção dos pequenos e, ainda, aperfeiçoar suas habilidades, como a percepção visual e a coordenação motora
Alguns sites oferecem livrinhos de histórias com imagens grandes e pouco texto, páginas que permitem desenhar e pintar na tela do computador ou que oferecem desenhos para colorir. Existem também vídeos educativos ou animações desenvolvidas para crianças, jogos de encaixe, labirinto, quebra-cabeças de peças grandes etc. Essas atividades, praticadas no computador, tendem a apurar a percepção visual e a orientação espacial. O uso do mouse e a observação da tela também estimulam a coordenação dos olhos e das mãos.
“Num currículo bem estruturado, é necessário pensar no que desenvolvemos com cada atividade. Os profissionais em educação infantil levam isso muito a sério”, ressalta Vera.
Cada atividade deve levar a criança a se motivar e querer fazer cada vez melhor, cada etapa do processo do seu desenvolvimento, seja ele motor, estético, intelectual e muito mais.
“Criatividade é inteligência, divertindo-se.” Albert Einstein
Confira outras publicações
A massinha caseira e seus benefícios para as crianças
Temos certeza de que a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças [...]
jul
O Desenho Livre é importante na Educação Infantil?
O desenho livre é essencial para o desenvolvimento infantil e é também, uma atividade muito divertida [...]
jun
SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção [...]
maio
Importância do ambiente no desenvolvimento infantil
Criar um ambiente de segurança, amor e estabilidade emocional para as bebês/crianças é uma responsabilidade [...]
abr
PREMIAÇÃO NA ESCOLA
Já parou para pensar na forma de reconhecimento que as escolas de ensino básico (infantil [...]
mar
9 formas de despertar em casa o interesse das crianças pela escrita
Não é somente na escola que a criança deve entrar em contato com o mundo [...]
fev
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Clique aqui para ver fotos da escola