A alfabetização é um processo muito importante na vida da criança. Os estímulos ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é o mais importante em um ambiente alfabetizador.
Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.
A seguir, deixamos algumas sugestões para uma boa organização desse ambiente:
- Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no início do ano;
- Espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuperá-los quando quiserem;
- Mural para exposição da produção dos alunos;
- Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura;
- Calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação do calendário grande);
- Banco de palavras;
- Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra maiúscula).
- Numerário (sequência numérica de 0 a 10 em numeral/quantidade/número).
Aqui, na Dreamkids, trabalhamos todas essas sugestões e muito mais.
As crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta o seu próprio ritmo. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas.
As crianças reagem de formas diferentes, por isso, o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas.
A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático. O material “vivo” na sala de aula, que está em constante ampliação e utilização, é uma escrita de referência para os alunos.
Explorar ao máximo o material é o que fazemos aqui na DreamKids.
Vera Regina
Confira outras publicações
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Construção da autoestima nas crianças
A lenda do Lago Congelado conta que estavam duas crianças patinando em cima de um [...]
set
Cinco princípios básicos para ajudar no desenvolvimento neurológico e cognitivo na primeira infância.
Após estudarem a fundo sobre a importância dos cuidados dos pais durante a primeira infância, [...]
set
Como estabelecer um espaço seguro para dar liberdade ao bebê?
Ver o bebê como um sujeito competente é importante. Permitir que ele se movimente livremente [...]
set
Dicas de brinquedos para crianças de até 2 anos
É muito difícil escolher os brinquedos para as crianças de até 2 anos. Muitos deles [...]
ago
Como lidar com o medo do médico?
Crianças a partir dos 2 anos possuem uma capacidade de formar imagens mentais que vão [...]
ago
Febre maculosa em crianças: saiba o que é a doença, quais os sintomas e as medidas de prevenção
FONTE: Site São Paulo para crianças junho 2023 O que é a febre maculosa? A [...]
jul
Clique aqui para ver fotos da escola