Inicialmente, é necessário entender o que é Afetividade.
Existem muitas teorias sobre este tema e a sua importância. Henri Wallon (1992) foi um psicólogo que muito se dedicou ao estudo da Afetividade, e afirma que podemos entendê-la como sendo a capacidade que o ser humano possui de ser afetado através de sensações boas ou ruins, em seu meio externo ou em seu meio interno. Em sua teoria, Wallon afirma que a Afetividade possui momentos de evolução, e que estes momentos são resultantes de elementos orgânicos e sociais. São eles:
emoção – é ela que demonstra o afeto através de manifestações do corpo e do sistema motor;
sentimento – é a expressão da afetividade sem a instantaneidade da emoção, podendo ser representado até mesmo pela repressão. Surge, quando a criança começa a manifestar a fala;
paixão – podemos observá-la através do autocontrole da emoção em função de um propósito.
Segundo a enciclopédia livre na internet, temos algumas definições para esta palavra:
a) É a demonstração de um sentimento de querer bem, de ter carinho ou cuidado com outro alguém;
b) A afetividade é a capacidade individual de experimentar os fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos);
c) Conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados e vivenciados na forma de emoções e de sentimentos. Desta forma, podemos observar que a afetividade está relacionada às mais variadas experiências que o indivíduo pode ter, quer na família, na escola, na comunidade e na sociedade.
Nosso papel enquanto educadores e pais, diante das crianças deve ser de entender que, sem afeto não há possibilidade de se construir relações saudáveis e duradouras, principalmente se considerarmos que esta experiência influencia no decorrer de toda a vida, positiva ou negativamente e é na primeira infância que essas relações começam a ser construídas.
Na perspectiva de Piaget, o afeto é importante para o desenvolvimento da inteligência, e sem ele não há motivação, nem desenvolvimento mental.
O afeto se faz importante para que haja questionamento, participação e relações sociais entre os indivíduos. É uma espécie de mola propulsora para que haja interesse nas ações, nas atividades propostas.
Em sua teoria sobre Afetividade, Piaget considera que o afeto pode acelerar ou retardar as estruturas cognitivas, sendo retardada quando existe algum obstáculo para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, e acelerada quando há interesse e necessidade.
Fica a dica sobre o afeto e sua importância na Primeira Infância.
Vera Regina
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