Você já ouviu falar de contraturno escolar?

Crianças em círculo desenhando em uma cartolina amarela
Criatividade e imaginação são desenvolvidas em atividades extracurriculares

A grande maioria das crianças frequentam a escola em turnos, seja da manhã ou da tarde. E o restante do dia? O que elas fazem?

Os cursos de idiomas e as atividades esportivas costumam ser a escolha predileta da grande maioria dos pais, mas, nos últimos anos, uma nova onda de atividades extracurriculares tem encantado a garotada dos 2 aos 12 anos.

Também conhecidos como After School ou Oficinas de Brincar, o contraturno escolar nada mais é do que a extensão do aprendizado da criança, por meio da complementação de ensino em matérias especificas, oficinas e atividades da grade extracurricular.

As atividades do contraturno escolar em geral, costumam ser quase que totalmente práticas, levando a criança a se exercitar e a desenvolver sua imaginação, limites, criatividade e interação.

O mais interessante dessas oficinas é que, na maioria das vezes, a criança pode desenvolver atividades multidisciplinares em um único local. Dessa forma, fazendo conexões com sua evolução no desenvolvimento escolar. O aprendizado do aluno vai sendo potencializado e suas habilidades são desenvolvidas mais rapidamente.

Quais são as melhores atividades para o seu filho?

Existe uma gama extensa de atividades que podem ser incluídas na grade do contraturno escolar. De aulas de idiomas, oficinas de robótica, teatro, culinária, esportes, voltados ao desenvolvimento cognitivo, motor e físico.

Relacionamos aqui as melhores formas de aproveitar o tempo da criançada a partir dos 2 anos e sua importância:

Estimulação Motora

Alunos Dreamkids realizando atividade de estimulação motora

A Estimulação Motora trabalhará o desenvolvimento de habilidades através de um plano divertido de atividades, estimulando a interação da criança com o mundo que a rodeia.

Musicalização

Alunos da Dreamkids em roda na aula de musicalização

A Música permite explorar a percepção de ritmos e o contato com instrumentos musicais. Estas atividades integram diversas experiências, passando por diferentes processos emocionais e cognitivos, aprimorando a memória e a atenção.

Atelier de Artes

Crianças pintando na parede em atividade no Atelier de Artes

Pintar, colar, explorar as cores, os formatos e a criatividade. A arte é uma linguagem que fará com que a criança se expresse através de diferentes elementos, tornando-se um grande ganho para sua imaginação e criatividade.

Atividades Físicas como Ballet, Dança e Capoeira

Alunos do FunTime participam de aula de capoeira

Ritmo, equilíbrio, postura e trabalho em grupo por meio da dança. Essa modalidade desenvolve a memória e a concentração, além da capacidade de desenvolver sequências complexas e a consciência sensorial.

A disciplina, o movimento do corpo, com o gingado gostoso da capoeira. Esse esporte diverte e ensina a criança, estimulando sua coordenação motora, autoestima, dentre outros inúmeros benefícios.

Culinária

Em atividade extracurricular de culinária, crianças misturam ingredientes

A Culinária desperta o interesse pela alimentação saudável de forma interativa, desenvolvendo as capacidades cognitivas e lógicas. Uma atividade divertida e deliciosa, com caráter educativo para as crianças.

Inglês Iniciante

Duas crianças durante a aula de inglês, com uma lousa ao fundo

A introdução da 2ª língua para os pequenos, pode ocorrer de forma lúdica e divertida permitindo que a criança inicie seus primeiros contatos com o idioma de forma divertida. Nessa fase é importante que o conhecimento esteja associado a diversão, despertando o prazer em aprender

Como mostramos, o contraturno escolar é uma extensão da escola. Por meio de uma jornada complementar com práticas físicas, mentais e socio-educativas, as crianças adquirem mais conhecimento e se desenvolvem melhor.

Na DreamKids contamos com o FunTime, com aulas de estimulação motora, musicalização, ballet, capoeira, inglês, um atelier de artes e contação de histórias. O programa é destinado a crianças a partir de 2 anos, matriculados no curso regular e também para outros alunos de escolas da região do Morumbi e Real Parque.

Marque um horário e venha conhecer a nossa escola!

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *