O processo de criatividade se manifesta claramente nos desenhos infantis, que é o primeiro registro concreto da expressão pessoal. O desenho das crianças é feito de maneira inconsciente, sem a preocupação do que os outros vão pensar. Elas gostam de pintar, desenhar, modelar e construir. Experimentando os diversos materiais, aprende a expressividade direta do traço, a percepção da linha que gera formas, etc. O contato com a arte contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando assim a descoberta das mais variadas formas de expressão.
Por volta de dois anos de idade já são feitos os primeiros rabiscos. Nesta fase, a criança está livre das influências externas. Aos poucos as linhas vão ficando mais controladas, conforme a criança adquire um controle visual sobre elas.
A partir dos quatro anos, surgem as primeiras experiências representativas. O desenho é a oportunidade de a criança organizar suas experiências, convertendo o pensamento em forma de desenho. Portanto, não se deve estabelecer técnicas nem padrões.
Já por volta dos sete anos, a criança está começando a estruturar seus processos mentais de tal forma que pode começar a ver relações com seu ambiente. Ela tende a desenhar sua casa, família, amigos de escola e etc.
Entre os nove e doze anos, a criança deixa de lado a repetição dos mesmos símbolos. Ela adquire autocrítica e também consciência do ambiente natural. Aí, então ela passa a se preocupar com proporções e profundidade.
A Pedagoga Vera Regina Corrêa de Mello, Coordenadora da DreamKids e Especialista em Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, reuniu neste post, algumas técnicas importantes que estimulam a criatividade das crianças.
Acompanhe!
A criança pode utilizar fragmentos de objetos, peças de brinquedos estragados e aos mais diversos desperdícios para fazer as suas construções. Este processo as diverte, pois há uma variedade de soluções inesperadas e surpreendentes.
A livre associação de imagens, recortadas de revistas, proporciona a realização de colagens dadaístas e surrealistas. A criança é sensível ao caráter lúdico da colagem, que joga com diversas formas de abordar o real, aprimorando sua capacidade de improvisação e humor.
No mundo virtual, a criança pode encontrar uma infinidade de passatempos. Há jogos, livros e vídeos desenvolvidos especialmente para capturar a atenção dos pequenos e, ainda, aperfeiçoar suas habilidades, como a percepção visual e a coordenação motora
Alguns sites oferecem livrinhos de histórias com imagens grandes e pouco texto, páginas que permitem desenhar e pintar na tela do computador ou que oferecem desenhos para colorir. Existem também vídeos educativos ou animações desenvolvidas para crianças, jogos de encaixe, labirinto, quebra-cabeças de peças grandes etc. Essas atividades, praticadas no computador, tendem a apurar a percepção visual e a orientação espacial. O uso do mouse e a observação da tela também estimulam a coordenação dos olhos e das mãos.
“Num currículo bem estruturado, é necessário pensar no que desenvolvemos com cada atividade. Os profissionais em educação infantil levam isso muito a sério”, ressalta Vera.
Cada atividade deve levar a criança a se motivar e querer fazer cada vez melhor, cada etapa do processo do seu desenvolvimento, seja ele motor, estético, intelectual e muito mais.
“Criatividade é inteligência, divertindo-se.” Albert Einstein
matriculas abertas
2020
Confira outras publicações
Liberdade na Educação Infantil traz benefícios?
Acreditamos que em todas as formas de aprendizagem e educação é importante que exista a prática [...]
dez
Como usar as caixas de imaginação? Veja essas dicas!
As caixas de imaginação não carregam a intenção de que a criança siga uma forma [...]
nov
Exploração tátil traz benefícios para as crianças?
Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um [...]
nov
O uso das cores na primeira infância
As cores proporcionam estímulos que, se utilizados de forma adequada a faixa etária, podem gerar [...]
out
A importância das atividades sensoriais
Toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos: [...]
out
Entenda a importância da seleção dos materiais da AKAISHA
A partir do olhar de três pedagogas, com todo embasamento e carinho, que partem acreditando [...]
set
Conceito e valor da AKAISHA
Pensando no desafio que estamos enfrentando nesse momento, a DreamKids Home traz uma proposta que vai expandir as experiências do brincar das crianças. Essa foi [...]
set
Como a caixa de imaginação ajuda no desenvolvimento das crianças?
Vivemos em um momento atípico em que milhões de crianças tiveram que se afastar da [...]
ago
Conheça a Caixa de imaginação
Quem aí já está com dificuldade de manter as crianças motivadas durante o isolamento social? [...]
jul
Bandeja de experimentação – Uma brincadeira para fazer com as crianças em casa
Mais uma nova modalidade do brincar heurístico será explorada nesse texto. Já explicamos sobre ele [...]
jul
Saiba mais sobre o Cesto dos tesouros!
O brincar heurístico possui três diferentes modalidades. Nesse texto, vamos te explicar um pouco sobre [...]
jun
Quais são as fases do jogo heurístico?
É muito importante instigar a curiosidade infantil por meio do brincar. E é exatamente isso [...]
jun
Clique aqui para ver fotos da escola