SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA

De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança.  

Como o início da educação formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do final da primeira infância. No Brasil, consideramos que ela acaba quando a criança completa seis anos de idade. 

Esse é um período muito importante para o desenvolvimento da criança, todas as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação ou enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta. 

Durante a primeira infância ocorre: 

  • O crescimento físico; 
  • O amadurecimento do cérebro; 
  • A aquisição dos movimentos; 
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizado; 
  • A iniciação social e afetiva 

E cada um desses aspectos é interligado com os demais, influenciado pela realidade na qual a criança vive. 

Os estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante essa fase, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado. 

Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, é mais do que necessário. 

Aproveite para conhecer o Super – Cérebro, um vídeo de animação com apenas três minutos, mas com informações que valem por toda uma vida. Produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, tem o objetivo de explicar como as experiências na primeira infância podem afetar a formação do cérebro da criança. 

Assista aqui!

Vera Regina 

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