Simplesmente brincar livremente

Os bebês e as crianças pequenas têm uma enorme necessidade de explorar o mundo: experimentam, descobrem, procuram, pesquisam. E, assim, aprendem!  Só assim aprendem, melhor dizendo.  

Mas para isso aconteça de modo saudável e pleno, precisam estar seguros de si, do ambiente que os cerca, das pessoas que confiam, etc. Ou seja, nós, adultos, precisamos dar condições para que tudo isso aconteça sem a nossa interferência direta.  

Por isso, o livre brincar! Em outras palavras, não precisamos estimulá-los além do que eles próprios se interessarem em conhecer. 

Experiência de liberdade é igual a experiência de movimento

É quando o adulto oferece essa possibilidade, sem interferir o tempo todo no que deve ser feito, mas, está lá, está próximo da criança monitorando, organizando e reorganizando o ambiente. Acompanhando com seu olhar de encorajamento, com seu olhar de admiração as mil e uma descobertas que eles são capazes de fazer. 

Devolvendo o sentido da palavra “livre” para o que, de fato, ele significa! Não é sozinho, nem é solto. Não é perda de tempo, nem é pouco planejado. Não é mais fácil para o adulto, também não é deixar fazer o que quer. Não é sem limite, tampouco é independência total. Não é nada disso. Brincar livre é permitir que a criança nos mostre os caminhos, que eduquem nosso olhar para o novo, para o belo, para os detalhes que, tantas vezes, não conseguimos mais perceber. 

Brincar é o “trabalho” da criança. É sua forma de ver e conhecer o mundo! 

VERA REGINA 

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *