Saiba mais sobre o Cesto dos tesouros!

cesto heurístico

O brincar heurístico possui três diferentes modalidades. Nesse texto, vamos te explicar um pouco sobre como funciona o Cesto dos tesouros e quais os benefícios oferece para as crianças!

Se você ainda não viu nossos conteúdos sobre o que é e quais os benefícios do brincar heurístico, clique nos links e entenda melhor esse texto!

O que é?

O “Cesto dos Tesouros” é uma abordagem exploratória que foi desenvolvido por Elionor Goldschmied. O nome dessa modalidade não é por caso! Dentro dele há mais que objetos. Há uma infinita variedade de conhecimentos, aprendizados, emoções, desafios, curiosidades, imaginação, capacidade de expressão, novas habilidades, ressignificados, criatividade, novos pensamentos, fantasias, jogos simbólicos, exploração e interação.

A postura do adulto durante a abordagem é muito importante. O papel dele é preparar o ambiente e posicionar-se com certa distância. Assim, ele é capaz de observar a brincadeira sem interferência, estipulando o momento de encerrar a sessão.

É uma atividade de exploração. Para realizá-la, o adulto prepara um cesto com objetos de uso cotidiano selecionados a fim de proporcionar estímulos e experiências aos cinco sentidos da criança.

Os objetos do “Cesto dos Tesouros” precisam ser substituídos conforme o interesse das crianças. O foco do brincar aqui está na descoberta e na manipulação de diferentes materiais, de acordo com a intencionalidade pedagógica de cada professor/adulto.

A sugestão de Goldschmied e Jackson para a composição do cesto é ter no mínimo 6 elementos diferentes. Os objetos podem ser: metais, vidros fortes, madeira, materiais naturais, tecidos, texturas, pesos, alimentos, odores variados e que oportunizem experiências táteis, olfativas, auditivas, de paladar e visão.

Quais os benefícios do Cesto dos tesouros?

O Cesto dos tesouros traz diversos benefícios para as crianças, entre eles estão:

  • Descobrimento de novas habilidades;
  • Exploração da criatividade;
  • Melhor controle da movimentação do corpo;
  • Expansão da autonomia dos pequenos e desenvolvimento dos 5 sentidos: tato, paladar, olfato, audição, visão etc.
  • Valorização de valores como: respeito, compartilhamento e comunicação.

Gostou de saber sobre a modalidade do Cesto dos tesouros? Então, continue acompanhando o blog e as redes sociais de DreamKids e confira mais conteúdos legais e interessantes para o desenvolvimento dos pequenos!

Facebook: DreamKids

Instagram: @dreamkids_escola

Fonte: MELLO, VERA. – Atividades para brincar: Jogos Heurístico e Cesto dos Tesouros.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *