Saiba a diferença entre tristeza e depressão infantil

menina deitada e aparentemente triste/depressão infantil

Algumas pessoas acreditam que crianças não podem desenvolver depressão, mas essa afirmação está completamente errada. A ocorrência de depressão infantil está afetando, cada vez mais, as nossas crianças. Por isso, vamos falar sobre a percepção dos sinais que a criança pode apresentar e como reagir à depressão infantil.  

Precisamos esclarecer uma coisa: tristeza e depressão são duas coisas completamente distintas. A principal característica que diferencia essas duas condições é a duração do sentimento. A tristeza dura minutos, horas ou dias. A depressão pode durar meses e até anos sem o tratamento correto.  

tristeza é um sentimento primário do ser humano. Quando a criança aprende a lidar com a tristeza ela passa a assimilar melhor situações como perdas, angústias e sofrimentos ocasionais. 

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica associada a alteração do humor. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá pausa, mesmo que não haja uma causa aparente. Os quadros variam de intensidade e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves. Entenda os sinais e veja dicas de como ajudar seu filho.

Sintomas 

Depressão Infantil

A faixa etária que mais apresenta o diagnóstico de depressão infantil são as crianças de 6 a 11 anos de idade. 

Os sintomas variam de criança para criança, mas existem sinais mais frequentes.

Então, preste atenção:

  • Falta de interesse e sinais de retração nas atividades que antes eram as preferidas; 
  • Insegurança e baixo autoestima; 
  • Medo excessivo em processos naturais da idade; 
  • Dores físicas repentinas e sem antecedentes; 
  • Queda no desempenho escolar; 
  • Sono agitado; 
  • Isolamento social. 

Se identificar esses sintomas de no seu filho ou outra criança, considere procurar um especialista. 

Tratamento  

O assunto é sério, mas existem alternativas, viu? O melhor para a criança diagnosticada com depressão é um tratamento especializado. Os responsáveis devem procurar ajuda de profissionais e seguir as suas recomendações.  

Depressão é uma doença e precisa ser tratada, independentemente da idade do paciente. O mais importante é ter a mente aberta e passar confiança às crianças. Vocês são as referências e o apoio dos seus filhos! 

Escola e a depressão infantil 

A escola tem papel essencial no tratamento, afinal seu filho deve passar muito tempo por lá. Caso perceba os sinais, peça ajuda para a professora para reparar no comportamento do seu filho e, se o diagnóstico for confirmado, não deixe de informar a escola.  

Além disso, certifique-se de que os profissionais da escola estejam preparados e abertos para trabalhar em conjunto com a sua família na jornada da depressão infantil. Essa parceria será um ótimo apoio para contar em momentos de dificuldade.  

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *