Exploração tátil traz benefícios para as crianças?

exploração de texturas

Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos. 

A capacidade de perceber todas as sensações é dependente da integridade de receptores específicos, das vias de transmissão para o cérebro e das próprias áreas específicas para a interpretação dessas informações dentro do cérebro. Para que haja o desenvolvimento desse sistema sensorial, em todas as suas partes, faz-se necessária à sua estimulação. E aí entra a importância desse trabalho na Educação Infantil.

É por meio do tato que a criança ainda em seus primeiros meses de vida começa a explorar o ambiente a sua volta. Esse treinamento prévio será importante no futuro para a interação dela com os objetos que farão parte de sua vida escolar.

Da mesma forma, é possível afirmar que por meio dessa exploração do ambiente com o uso das mãos e do consequente aumento de informações recebidas pelo sistema nervoso, ocorrerá uma importante estimulação cognitiva e o desenvolvimento do cérebro. Cabe destacar, que outras partes do corpo deverão ser estimuladas em função dos benefícios que irão trazer para outras variáveis, entre elas a lateralidade e o esquema corporal.

A exploração tátil e o desenvolvimento

A percepção tátil deverá ser trabalhada inclusive para permitir maior qualidade nos desenhos feitos pelas crianças, visto que funcionam como um precursor da escrita e que traduz o que a criança sente, pensa e deseja. Quanto mais a criança desenhar, maior será o seu aperfeiçoamento que no futuro irá se traduzir por maior qualidade na escrita.

Nesse contexto, os professores assumem papel central em relação às atividades que irão promover a estimulação sensorial da criança, o que é possível por meio de jogos lúdicos de baixo custo e brincadeiras.

Deste modo é possível concluir que a estimulação da percepção tátil através da psicomotricidade é importante para o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois desenvolve o componente motor (movimento) e cognitiva da criança contribuindo para uma rica aprendizagem.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *