ESCRITA ESPELHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A escrita espelhada ou espelhamento de letras e números é uma situação comum entre crianças na fase inicial do processo de alfabetização. O esperado é que com o progresso no desenvolvimento da leitura e escrita, no amadurecimento e aprimoramento das habilidades esperadas, elas consigam superar essas trocas. Conforme aperfeiçoam a coordenação viso-motora e avançam na qualidade dos movimentos finos para a escrita, é possível que as inversões sejam cada vez mais esporádicas, mas até os 7 anos mais ou menos isso é esperado. 

Oportunizar espaços adequados e com recursos baseados em estímulos visuais e de atividades práticas, podem ser bem benéficos para superar o espelhamento de forma mais imediata. Sugerimos que sejam propostas que envolvam jogos, desenhos, prática de escrita em tamanhos e fontes maiores, com cores de fundo, jogo dos 7 erros…. 

Vale um alerta: 

Caso após a faixa etária de 7 anos, o movimento de escrita espelhada, ainda persista, escola e família devem pensar nisso, como um indicativo de alguma dificuldade específica ou transtorno de aprendizagem. Por isso, é recomendável uma avaliação com profissional especializado para desconsiderar ou detectar as possíveis dificuldades. 

Vera Regina 

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *