Educação é um direito para as crianças, por isso, os responsáveis legais devem matriculá-las na escola aos 4 anos de idade, no nível denominado de Educação Infantil.
Esse nível atende a crianças de 0 a 5 anos e é previsto tanto por lei quanto pelos documentos oficiais do país. A BNCC é um deles, direcionando quais são as habilidades a serem desenvolvidas nas escolas para a educação dos pequenos.
A Educação Infantil marca o começo do processo educacional e, muitas vezes, é o primeiro contato da criança com o coletivo. O processo pedagógico nessa etapa acontece basicamente por meio de interações e brincadeirasem que a criança, de acordo com as oportunidades, aprende e se desenvolve.
Pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras dentro da escola devem oportunizar “a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções”, além da aprendizagem de “conteúdos” propriamente dita.
A BNCC propõe um ensino em que a criança vai à escola para:
- Observar;
- Experimentar;
- Questionar;
- Levantar hipóteses;
- Concluir;
- Fazer julgamentos;
- Assimilar valores.
Um ensino integral desde a infância tem como objetivo fazer as crianças conhecerem a si e ao outro, além de aproximá-la da natureza, da cultura e da produção científica.
Tudo isso ocorre por meio de práticas comuns na Educação Infantil, o que abrange as práticas de cuidado pessoal, brincadeiras, experimentações, leitura e relações interpessoais.
A BNCC compreende o ensino como uma ação interacionista.
As escolas devem acompanhar a aprendizagem das crianças observando atentamente seu progresso e o desenvolvimento do grupo. Logo, os profissionais da educação são importantes e essenciais tanto para oportunizar o acesso às práticas quanto para conferir os avanços e as possibilidades que podem ser oferecidas.
Na DreamKids, o que preconiza a Base é levado a sério e estudos importantes norteiam nosso trabalho para garantir que todos os direitos das crianças sejam respeitados, todos os objetivos possam ser atingidos, respeitando o tempo de cada uma e que a Educação Infantil seja uma base sólida para o que vem pela frente.
Vera Regina
Confira outras publicações
A massinha caseira e seus benefícios para as crianças
Temos certeza de que a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças [...]
jul
O Desenho Livre é importante na Educação Infantil?
O desenho livre é essencial para o desenvolvimento infantil e é também, uma atividade muito divertida [...]
jun
SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
De um modo geral, chama-se de primeira infância o período que vai desde a concepção [...]
maio
Importância do ambiente no desenvolvimento infantil
Criar um ambiente de segurança, amor e estabilidade emocional para as bebês/crianças é uma responsabilidade [...]
abr
PREMIAÇÃO NA ESCOLA
Já parou para pensar na forma de reconhecimento que as escolas de ensino básico (infantil [...]
mar
9 formas de despertar em casa o interesse das crianças pela escrita
Não é somente na escola que a criança deve entrar em contato com o mundo [...]
fev
SOBRE GÊNERO E A IGUALDADE
Gênero não impede ou define as pessoas para fazerem nada que quiserem. Existem hábitos muito [...]
jan
Por que é difícil compartilhar?
Na primeira infância as crianças ainda estão tentando compreender e se colocar no lugar do [...]
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Clique aqui para ver fotos da escola