Entenda um pouco como é a Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular

Educação é um direito para as crianças, por isso, os responsáveis legais devem matriculá-las na escola aos 4 anos de idade, no nível denominado de Educação Infantil.

Esse nível atende a crianças de 0 a 5 anos e é previsto tanto por lei quanto pelos documentos oficiais do país. A BNCC é um deles, direcionando quais são as habilidades a serem desenvolvidas nas escolas para a educação dos pequenos.

A Educação Infantil marca o começo do processo educacional e, muitas vezes, é o primeiro contato da criança com o coletivo. O processo pedagógico nessa etapa acontece basicamente por meio de interações e brincadeirasem que a criança, de acordo com as oportunidades, aprende e se desenvolve.

Pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras dentro da escola devem oportunizar “a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções”, além da aprendizagem de “conteúdos” propriamente dita.

A BNCC propõe um ensino em que a criança vai à escola para:

  • Observar;
  • Experimentar;
  • Questionar;
  • Levantar hipóteses;
  • Concluir;
  • Fazer julgamentos;
  • Assimilar valores.

Um ensino integral desde a infância tem como objetivo fazer as crianças conhecerem a si e ao outro, além de aproximá-la da natureza, da cultura e da produção científica.

Tudo isso ocorre por meio de práticas comuns na Educação Infantil, o que abrange as práticas de cuidado pessoal, brincadeiras, experimentações, leitura e relações interpessoais.

A BNCC compreende o ensino como uma ação interacionista.

As escolas devem acompanhar a aprendizagem das crianças observando atentamente seu progresso e o desenvolvimento do grupo. Logo, os profissionais da educação são importantes e essenciais tanto para oportunizar o acesso às práticas quanto para conferir os avanços e as possibilidades que podem ser oferecidas.

Na DreamKids, o que preconiza a Base é levado a sério e estudos importantes norteiam nosso trabalho para garantir que todos os direitos das crianças sejam respeitados, todos os objetivos possam ser atingidos, respeitando o tempo de cada uma e que a Educação Infantil seja uma base sólida para o que vem pela frente.

Vera Regina

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