Dicas para desenvolver a educação alimentar infantil

Já falamos aqui no blog sobre a importância das atividades realizadas na primeira infância para o desenvolvimento durante a vida. Com a alimentação não é diferente.

É preciso cultivar atitudes positivas com relação aos alimentos e encorajar uma alimentação saudável e diversificada. Preparamos algumas dicas simples e uma receita fácil para incentivar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis:

Dê o exemplo

Nessa idade, os pequenos aprendem muito observando as atitudes daqueles a sua volta. Tome cuidado com enlatados, congelados, fast-food e valorize alimentos naturais. Preste atenção em comportamentos alimentares impulsivos ou excessos e procure estabelecer horários para as refeições.

Crie o ambiente ideal para as refeições

A hora de comer pode e deve ser divertida! Reúna a família e prepare um ambiente alegre, e convidativo. Aproveite o momento para conversar e permita um pouco de brincadeira. Deixe a criança pegar os alimentos com a mão e brincar com eles. Na fase pré-escolar, estimular os cinco sentidos é essencial e, uma das maneiras mais eficientes e saudáveis de se fazer isso é utilizar os alimentos como uma fonte de descobertas.

Convide as crianças a participar do preparo da comida

Brinque com a comida você também! Leve a criançada para a cozinha e mostre como cozinhar pode ser divertido. Faça pratos coloridos e monte formas variadas como bolinhos, tortas, enrolados, panquecas e por aí vai. Mostre como os alimentos são preparados e conte da origem de cada um.  Solte a sua imaginação! Sem dúvida, além de aprendizado, será uma hora de muita diversão. Pode ter certeza que, quando os pratos forem servidos, as crianças terão muito mais prazer em comer o que ajudaram a preparar!

Invente cardápios variados e pratos divertidos

Reinventar receitas e a forma de oferecer e apresentar o mesmo alimento também contribuem para uma evolução na alimentação infantil. Oferecer um cardápio saudável, variado, atrativo e ainda cheio de novidades parece uma super missão, não é?

Legumes podem ser oferecidos como recheio em omeletes ou panquecas. Você pode, até mesmo, transformar alimentos ou pratos em personagens e transformar a hora de comer em uma atividade espontânea e divertida!

Então é hora de dar aquela geral na geladeira, ver as verduras e legumes que estão à mão, aproveitar o arroz da refeição anterior, chamar as crianças para a cozinha e fazer deliciosos e saudáveis bolinhos de arroz.

Confira a receita preparada pela nossa nutricionista Mel Lippe. A farra será garantida!

Bolinho de Arroz saudável

Ingredientes:

2 xícaras de arroz (integral, preferencialmente, ou branco, ou meio a meio)

3 colheres de sopa de parmesão ralado

1/2 xícara de farinha de aveia

1/2 xícara de farinha de rosca

2 ovos inteiros

3/4 xícara da verdura ou legume que quiser (florzinha de brócolis, cenoura, abobrinha, couve flor…)

Salsinha e sal a gosto

Preparo:

Misture todos os ingredientes amassando bem, até dar liga. Se ainda não estiver no ponto de fazer bolinhas, adicione um pouco mais de farinha de rosca. Se quiser fazer uma graça, recheie com um pedacinho de queijo ou de requeijão. As crianças amam surpresas e fica uma delícia! Coloque em uma assadeira, pincele com um pouquinho de azeite e leve ao forno até ficar douradinho.

Bom apetite!

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *