Como os pais podem estimular a imaginação da criança?

O “faz de conta” começa entre os 2 e 3 anos e se estende até os 8 anos. Esse é o período em que a criança aprende a pensar simbolicamente, quando os pensamentos se tornam mais concretos.

Se os pais querem ajudar seus filhos, um bom começo é não atrapalhar. Isso significa não impor brincadeiras e, muito menos, destruir a fantasia que a criança criou.

Não entre na brincadeira sem ser chamado. Fique de fora, só olhando. Se for convidado, obedeça às regras e deixe a criança ser a protagonista.

Se a criança começar a criar histórias demais, como desculpas para o descumprimento de alguma tarefa, por exemplo que não escovou os dentes porque o Buzz pegou sua escova, tudo bem. É importante ter limites, mas não seja rude. Você pode dizer algo como: “Nossa, ele veio é?”.

Dicas para ajudar a estimular a imaginação

  1. Deixe os brinquedos à disposição, numa altura que a criança consiga pegar.

  2. Estimule o uso da sucata, como potinhos plásticos, jornais, revistas, forminhas, folhas de jardim, rolos de papel etc. Quanto mais desestruturado o objeto, mais a criança é capaz de inventar e soltar a imaginação em cima dele.

  3. Conte histórias! Essa prática ajuda no incentivo para a criança criar suas próprias histórias e mudar os finais.

  4. Limite o tempo em frente à TV, tablet e ao computador. Faça combinados!

Com essas dicas, seu filho(a) será um adulto cheio de ideias criativas, capaz de resolver problemas, assumir riscos, agir em vez de reagir, sociável e capaz de enxergar sob diferentes pontos de vista.

Vera Regina

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *