Escola perto de casa ou do trabalho?

O momento de escolher a primeira escola ou berçário do seu filho chega e com ele chegam muitas dúvidas. Entre elas, uma das mais evidentes é: devo escolher uma escola próxima do meu trabalho ou da minha casa?

Pode ter certeza que você não é a única com essa dúvida. Por isso, separamos 5 dicas do que considerar na hora de tomar essa decisão:

1. Pense no seu trajeto 

Ficar longos períodos dentro do carro e pegar congestionamentos de horas já é muito estressante para adultos. Imagine para uma criança pequena! Por isso é importante pensar no tempo que você demora para percorrer o trajeto até a escola para que ele não seja um momento de desgaste e stress para seu filho e para você também.

2. Considere imprevistos

Se a criança se sentir mal na escola, em quanto tempo você pode chegar? E se você precisar ficar até mais tarde no trabalho? Tem alguém de confiança por perto para buscá-la? Apesar de não ser aplicada na maior parte dos dias, não podemos deixar de considerar esse tipo de situação e prestar atenção nas possibilidades de assistência que estarão mais próximas à escola.

 3. Mudanças

Se escolher uma escola perto de casa, saiba que uma mudança de endereço pode mudar toda a sua rotina com a criança. O mesmo se aplica ao seu trabalho. Se surgir uma oportunidade em outra localidade e a escola estiver no seu percurso do dia a dia, será preciso uma nova adaptação. Essa é uma questão de extrema importância, principalmente na primeira infância, em que qualquer tipo de mudança pode ser muito difícil.

4. E as férias?

As férias são um momento especial e muito esperado pela família. Entretanto, muitas vezes, o período de descanso dos pais não acontece no mesmo que o das férias escolar e vice-versa. No caso de dias em que você não irá trabalhar, a localização da escola ainda é vantajosa?

5. A escola te agrada nos outros aspectos?

A localização da escola realmente pode facilitar muito a vida, mas não adianta nada ter uma escola perto de casa ou do trabalho que não ofereça aquilo que você acredita ser importante para seu filho. A confiança no trabalho da instituição escolhida é fundamental para que a criança se adapte bem e os pais fiquem tranquilos para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

A escolha da primeira escola é um momento de muitas dúvidas por isso é importante manter a calma, buscar informações e considerar os aspectos que são mais importantes para a sua família. Acesse o nosso blog e veja mais dicas para te ajudar nesse momento especial!

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *