Mais uma nova modalidade do brincar heurístico será explorada nesse texto. Já explicamos sobre ele , suas fases e apresentamos o cesto dos tesouros. Agora, vamos conhecer a bandeja de experimentação. Prepare – se!
Com a Bandeja de Experimentação, a criança tem oportunidade de realizar hipóteses matemáticas e físicas por meio da sua curiosidade, elaborando estratégias e respostas aos problemas que vão surgindo durante o brincar e que possibilitam aprendizagens com a mínima interferência do adulto.
Como funciona a bandeja da experimentação?
A criança é convidada a descobrir as coisas por si mesma. As crianças brincam em pequenos grupos na escola (em dupla ou até mesmo sozinha com o que você pode ter em casa), investigando elementos chamados contínuos (contáveis) e descontínuos (não contáveis). Quer saber mais sobre esses elementos? Continue lendo o texto!
O papel do adulto é reunir as crianças, realizar uma conversa inicial, convidá-las para brincar, organizar os materiais, estabelecer e monitorar o tempo e anunciar o final da brincadeira. Ele não deve interferir, somente observar as crianças absorvidas em suas descobertas. Garantimos que é uma experiência muito rica e inspiradora!
Preparo da bandeja da experimentação
Indicamos o preparo de mais de uma mesa com as bandejas se o grupo for grande (na escola), assim, as crianças ficam bem acomodadas com mais espaço para explorar. Em casa, se possível colocar a bandeja também, em cima de uma mesa. A seleção de materiais deve ser diversificada, convidativa e oferecer possibilidades de pesquisa.
Os materiais utilizados são: utensílios de apoio, materiais contáveis/não contáveis e as bandejas.
- Utensílios de apoio: peneiras, conchas, copos de diferentes tamanhos, funis, medidores para as crianças utilizarem com os materiais não contáveis. Para os materiais contáveis indicamos o uso de colheres, conchas, pregadores, dosadores. Esses utensílios servem para o transporte dos elementos.
- Materiais contáveis e não contáveis: contáveis: pedras, nozes inteiras, prendedores de roupas, etc; não contáveis: pó de café, areia, farinha, etc.
- Bandejas: para materiais não contáveis sugerimos bandejas sem divisórias internas; para os materiais contáveis, aquelas com divisórias (bandejas de ovo, de gelo, de talheres).
Quem pode participar dessa modalidade?
Para participar da bandeja da experimentação, a criança precisa já ter conquistado uma certa autonomia e fazer uso da linguagem para se comunicar e talvez começar a argumentar. Lembre-se de respeitar o desenvolvimento da criança.
Está gostando dos nossos temas? Continue acompanhando o blog da DreamKids e acesse nossas redes sociais!
Facebook: DreamKids
Instagram: @dreamkids_escola
Fonte:
- Vera Regina Corrêa de Mello, coordenadora pedagógica DreamKids – Atividades para brincar: Jogos Heurístico e Cesto dos Tesouros.
- Paulo Fochi – O brincar heurístico na creche
Confira outras publicações
A ESCUTA É O DIRECIONAMENTO DO OLHAR
A importância do diálogo no mundo em que vivemos, o individualismo, aprender a escutar, a [...]
dez
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EXERCÍCIOS DE VIDA PRÁTICA?
Os exercícios de Vida Prática são atividades simples que o adulto faz todos os dias [...]
nov
Importância dos avós na vida das crianças
Os avós nos dão amor sem medidas, têm os abraços mais gostosos e sempre têm [...]
out
Por que meu filho quer assistir os mesmos desenhos e filmes?
Você já percebeu que seu filho gosta de ver sempre o mesmo desenho? Isso, provavelmente, [...]
out
Construção da autoestima nas crianças
A lenda do Lago Congelado conta que estavam duas crianças patinando em cima de um [...]
set
Cinco princípios básicos para ajudar no desenvolvimento neurológico e cognitivo na primeira infância.
Após estudarem a fundo sobre a importância dos cuidados dos pais durante a primeira infância, [...]
set
Como estabelecer um espaço seguro para dar liberdade ao bebê?
Ver o bebê como um sujeito competente é importante. Permitir que ele se movimente livremente [...]
set
Dicas de brinquedos para crianças de até 2 anos
É muito difícil escolher os brinquedos para as crianças de até 2 anos. Muitos deles [...]
ago
Como lidar com o medo do médico?
Crianças a partir dos 2 anos possuem uma capacidade de formar imagens mentais que vão [...]
ago
Febre maculosa em crianças: saiba o que é a doença, quais os sintomas e as medidas de prevenção
FONTE: Site São Paulo para crianças junho 2023 O que é a febre maculosa? A [...]
jul
CULTURA DA PAZ: já ouviu falar?
Muito se têm falado em Cultura da Paz, mas você já parou para pensar nesse [...]
jun
Como impor limites enquanto educamos?
Sabemos que um dos desafios em dar limite às crianças está em conseguirmos ser firmes [...]
abr
Clique aqui para ver fotos da escola