A adaptação na Pré Escola

Como o próprio nome diz, a pré escola é um período de adaptação no qual pais e filhos vão se acostumar com uma nova rotina e com novas pessoas que, agora, serão corresponsáveis no cuidado com a criança.

Esse período é muito importante para os pais, que ficarão mais tempo longe da criança e irão dividir os cuidados, e para os filhos, que não estarão mais exclusivamente em ambiente familiar.

É um momento de transição para todos os envolvidos e, por isso, requer tempo e paciência. Cada um reage de uma maneira, mas existem algumas ações e aspectos importantes que podem facilitar esse processo, comenta a Dra. Beatriz Vieira do Amaral, Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e Orientadora Familiar.

A segurança dos pais com a escolha da escola é um deles. Ela será percebida pela criança e ajudará bastante durante o período da adaptação escolar. Quando o filho sente que os pais estão seguros das suas decisões, fica mais fácil dele colaborar e acatar o que deve ser feito.

“Deve-se conversar com a criança e contar como será essa nova rotina. Explicar que a partir de agora ela vai para escola, quem vai levá-la, quem vai buscá-la”, recomenda a Dra Beatriz. “Falar dos novos amigos, da professora que vai estar com ele enquanto estiver na escola e contar um pouco das atividades que acontecerão durante o período escolar sem exagerar para que ele não se frustre” completa.

Crianças em atividade em sala de aula na Dreamkids

A maioria das escolas deixa o aluno levar um objeto querido para escola neste período para que ele se sinta mais seguro, como se estivesse com um pedacinho de casa junto dele. É um bom recurso que deve ser exclusivo durante esse processo de adaptação.

Segundo Eliza Botelho, Diretora Pedagógica da DreamKids, o processo de adaptação já é combinado durante a matricula da criança. “Normalmente as mães estão sempre receosas, muito mais que os filhos, mas procuramos confortá-las pois também sou mãe e entendo perfeitamente esse sentimento”, comenta Eliza.

A parceria com a escola neste momento ajudará muito durante o processo. Por isso é importante seguir algumas dicas:

  • A escola foi escolhida por vocês, acreditem no que ela diz;
  • Sigam a rotina de adaptação proposta pela escola;
  • Conversem bastante e tirem todas as dúvidas, para que vocês estejam tranquilos e consigam ajudar seu filho durante esse período.

Na escola DreamKids, esse período é feito de maneira gradual, respeitando o sentimento e espaço dos pais e, principalmente, da criança:

Primeiro dia

No primeiro dia, a criança fica na escola durante 1 hora acompanhada de sua mãe, pai ou algum familiar que a criança tenha vínculo. Neste dia a criança conhece o ambiente, professora e amigos e logo vai embora com gostinho de quero mais!

Trata-se de uma espécie de ambientação. Vamos com calma, pois a criança precisa se sentir segura. Visitamos todas as áreas de escola, apresentamos nossa equipe, sempre acompanhada do responsável.

Segundo dia

No segundo dia aumentamos para 2 horas o período em que a criança ficará na escola. Como as crianças tem reações diferentes a esta nova rotina, não existe uma receita pronta para a adaptação “Sentimos a reação de cada criança e combinamos o “plano” para o dia seguinte”, comenta Eliza.

A professora estará sempre por perto para que a criança se sinta segura e comece a formar um vínculo importante com quem estará com ela todos os dias.

Terceiro dia

No terceiro dia a criança já ficará na escola sem os pais. Sempre pedimos para que eles entrem um pouco quando trazem as crianças e, assim que estiver tudo bem, vão embora, voltando apenas para buscar no horário combinado. Durante o período, se a escola precisar, entrará em contato com o responsável.

Nestes dias a rotina sempre gira em função da adaptação. O dia é reservado para brincadeiras, parque, brinquedoteca e atividades não direcionadas, que não exijam que a criança tenha que ficar na sala de aula por muito tempo. É comum que eles não se interessem e fiquem um pouco irritados. A primeira semana de adaptação é sempre mais tranquila, desta forma a criança consegue começar a criar vínculos com equipe e alunos.

Já segura do seu espaço e das primeiras relações com amiguinhos, professora e assistente de sala, a criança já interage com o grupo e fica sem os pais na escola.

As câmeras de monitoramento também permitem aos pais acompanhar um pouquinho dessa experiência. “O momento mais gratificante é quando os pais chegam buscar os alunos e os encontram com um sorriso enorme no rosto”, destaca Eliza.

Depois da adaptação feita, as crianças ficam superbem no ambiente escolar e, a partir daí, cria-se uma parceria entre escola e família para que os pequenos se desenvolvam de forma tranquila e gradativa.

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