5 ideias para estimular a criatividade infantil

Brincar de faz de conta, transformar objetos comuns em naves espaciais e dar respostas inusitadas para os adultos. Esses são comportamentos comuns nas crianças, que têm a criatividade no seu maior potencial.

Apesar da capacidade criativa ser algo natural nos pequenos, é muito importante que eles sejam estimulados durante a primeira infância para que ela continue durante toda a vida.

Nesse processo, a família e a escola têm papéis fundamentais e devem sempre procurar novas maneiras de desenvolver essa habilidade.

Confira algumas ideias de como garantir que a criatividade esteja sempre presente na vida das crianças:

Promova um ambiente estimulante

Um ambiente com recursos que estimulem a imaginação e motive as crianças de forma lúdica contribui muito para que a criatividade comece a borbulhar.

Brinquedos, jogos, livros, música e ilustrações são exemplos de recursos que o ambiente pode trazer para provocar a criatividade

Invista no contato com a arte

Música, artes plásticas, literatura, teatro, vale qualquer modalidade de arte. Desperte o interesse da criança levando-a em museus, exposições interativas, bibliotecas e concertos. Além dos passeios, é importante que atividades desse tipo também sejam promovidas em casa e na escola, onde os pequenos passam maior parte do tempo.

Quando a criança começar a fazer suas próprias obras de arte, procure explorar isso junto com ela. Pergunte o que ele desenhou, qual o motivo de ter escolhido essas cores, qual foi a inspiração dela etc.

Cuidado com o excesso de regras

Sujeira, machucados, falta de coordenação e perguntas indiscretas fazem parte da primeira infância. É muito comum que os adultos cortem essas atividades para tentar evitar problemas e acidentes. Entretanto, para estimular a criatividade infantil, é preciso dar liberdade para a criança desenvolver o processo criativo.

O excesso de regras pode tornar a criança rígida e inflexível, estimulando sempre as mesmas escolhas e impedindo a exploração das possibilidades.

Converse e pergunte

Além de encorajar as crianças a perguntar, os pais devem conversar, ouvir os pequenos e perguntá-los, potencializando a imaginação e criatividade.

Você pode fazer perguntas sobre como ela acredita que os aviões conseguem voar ou como seria viver na era dos dinossauros, por exemplo.

Fuja da rotina

No dia a dia, a rotina ajuda a realizar as atividades programadas para a semana, mas é importante ressaltar que crianças que fazem sempre as mesmas coisas acabam ficando com o cérebro preguiçoso.

Vá a lugares diferentes, chame-os para criar um lanche, deixe que coloquem a mão na massa, introduza novos alimentos, novas músicas, novos livros e fique atento quando a criança se mostrar apegada à repetição.

Além do ambiente familiar, a escola e todos os espaços que a criança frequenta devem se preocupar com o estímulo do criativo. Quando falamos de criatividade infantil, o fator mais importante é respeitar o tempo e o espaço dos pequenos, entendendo que cada um se desenvolve de uma maneira e em um ritmo específico.

Deixe o seu Comentário!

Confira outras publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *